The Last of Us é eleito o melhor jogo da década em votação do Metacritic
Lista de “melhores” sempre geram polêmicas, e esta daqui não vai ser diferente: o site Metacritic — famoso agregador de notas e reviews online — fez uma votação para eleger os melhores jogos da década. The Last of Us ficou com o primeiro lugar.
Antes de se revoltar (ou não), saiba que participaram da pesquisa pouco mais de 2.500 pessoas, ou seja, um grupo bastante pequeno, se considerarmos as bilhões de pessoas que jogam videogame ao redor do mundo.
De qualquer jeito, não deixa de ser um panorama interessante dos bons jogos que foram lançados tanto na atual geração quanto na anterior. Outros games que já se tornaram clássicos marcam presença, como Skyrim, The Witcher 3 e GTA V.
Confira o Top 10 do Metacritic abaixo:
Vale ressaltar que recentemente a Sony organizou uma votação parecida através de seu Playstation Blog, e lá The Last of Us também foi o mais votado pela comunidade na categoria “Jogo da Década“. A lista não tinha só exclusivos do Playstation, então, não deixa de ser digno de nota o fato do pós-apocalipse da Naughty Dog ser o favorito em duas votações.
Pessoalmente, eu acho merecido. Estou aproveitando este período “morno” de início de ano para (re)jogar The Last of Us no PS4, e cara, o jogo continua incrível — até quero fazer um artigo sobre isso em breve, fique ligado. A construção da relação entre Joel e Ellie é, para mim, uma das mais bem escritas e executadas do mundo dos games, e ela ainda emociona.
Mas, sei que o fato de um jogo tão… “linear” em primeiro lugar já está dando o que falar. Há quem ache que os mundos abertos e expansivos de jogos como The Witcher 3, Skyrim e Red Dead Redemption 2 têm mais valor do que um jogo que nunca te deixa sair “dos trilhos” que conduzem a história.
E a galera do Dark Souls, claro, está no direito de questionar como um jogo tão influente ficou em décimo lugar. Convenhamos: com a série Souls, a From Software criou um novo subgênero de jogos — o Souls-like — e ainda que eu não seja particularmente fã deste tipo de jogo, não tenho como contestar a importância dele, algo fácil de mensurar pela quantidade de clones (nem todos bons) que surgiram nos últimos anos.
Mas, como eu disse lá em cima, listas desse tipo sempre são polêmicas, e essa aí sem dúvida vai render muitas discussões. E, claro que a gente quer saber a sua opinião: você concorda com a lista do Metacritic? Se não, qual jogo acha que merecia o primeiro lugar? Ou ainda: que jogo ficou de fora da lista e merecia estar ali? Deixe sua opinião nos comentários! 😉
P.S. Eu colocaria a primeira temporada do The Walking Dead da Telltale nessa lista. Além de ser incrível, ele ajudou a criar uma nova forma de apresentar adventures e jogos narrativos (ou seja, também foi tremendamente influente, como Dark Souls), que deu origem a jogos como Life is Strange, The Council e vários outros.
(Via: Metacritic)