Disco Elysium ganhou um port de fã para o Game Boy
Para celebrar o primeiro ano de Disco Elysium, o game ganhou um port curioso. Um fã criou um port da primeira parte do jogo para o Game Boy original. É possível jogar o port online no desktop, ou até em um smartphone, mas também é possível baixar a ROM e jogá-lo em um emulador, ou ainda no próprio Game Boy, caso tenha um cartucho flash.
Embora não seja o jogo interiro, o port não-oficial permite que você escolha um arquétipo e jogue uma versão abreviada e sem voz da sequência de abertura do game. O port literalmente leva o game, um dos melhores de 2019, para o mundo do Game Boy. Gráficos monocromáticos, “estilão Pokémon” de gameplay, e música 8-bits característica.
É um projeto que mostra como ficaria interessante um port para videogames antigos de grandes games, respeitando a essência, mas adaptando o visual. Bem diferente da versão de Resident Evil para Game Boy, fruto de uma megalomania da Capcom em encaixar o Survivor Horror no cartuchinho.
Se você quiser jogar Disco Elysium no Game Boy, visite o site do projeto. No desktop, você controla o personagem com as setas e usa Z e X como botões A e B. Nos smartphones, o game ganha controles virtuais:
E ainda, dá pra baixar a ROM, e jogar o game em um Game Boy, com flash card. Possuo um Bitt Boy, um portátil que emula o Game Boy e roda os games via cartões SD, e instalei o jogo, que rodou muito bem: