Xbox Series X vs PlayStation 5 – Microsoft e Sony no centro das atenções
Três fatores são destaques tanto no Xbox Series X como no PlayStation 5: potência, velocidade e gráficos. Esta nova geração de consoles da Microsoft e Sony, vem com recursos ambiciosos, pensados e desenvolvidos para impressionar os aficionados por games.
Em cada lançamento de um novo console, ambas as empresas sempre buscaram diferenciais em jogos exclusivos, evolução de hardware e acessórios.
Nessa nova geração do Xbox, a Microsoft abre mão da exclusividade dos jogos da Série X. O que a princípio visa evidenciar seu serviço de assinatura o Xbox Game Pass e os jogos cross-gen. Senua’s Saga: Hellblade II e Assassin’s Creed Valhalla são lançamentos para o Xbox Series X.
Mesmo que a Sony tenha o objetivo de incluir jogos cross-gen entre PS4 e PS5, ela continua apostando fortemente na sua linha de exclusivos. O motivo? Os jogos originais são desenvolvidos levando em conta a tecnologia robusta do console e os recursos do DualSense, seu novo controle de jogos. Games como Horizon Forbidden West e Spider-Man – Miles Morales, estão na geração PS5.
Cyberpunk 2077 chega para os dois consoles. Por muitos é considerado o grande lançamento em jogos de terceiros para essa geração, o que vai contribuir para o êxito do Xbox Series X e PlayStation 5.
Xbox Series X e PS 5 deixam evidente que Microsoft e Sony trilham caminhos semelhantes, quando o assunto é hardware para seus consoles de próxima geração. Mesmo que em um primeiro momento, o Xbox Series X mostre uma certa vantagem.
Um dos pontos mais positivos no atual console da Sony é o armazenamento em SSD. O hardware customizado oferece 825 GB de armazenamento, com uma taxa de transferência bruta de 5.5 GB/s, e até 9 GB/s de dados compactados.
O PS5 suporta resolução de até 8K e com taxas de atualização de 120 Hz. CPU conta com uma versão personalizada do AMD Zen 2, com 8 núcleos e Clock de 3.5 GHz. GPU tem arquitetura RDNA 2 da AMD de 10.28 TFLOPs, 36 CUs em placa de 2.23 GHz. São 16 GB de RAM GDDR6 e largura de banda de 448GB/s.
O Xbox Series X também suporta resolução de até 8K e taxas de atualização de até 120 Hz. No entanto, a CPU personalizada AMD Zen 2, tem 8 núcleos e Clock 3.8 GHz. Sua GPU customizada AMD RDNA 2 é de 12 TFLOPs, com 52 CUs e 1.825 GHz. O RAM de 16 GB GDDR6, roda em uma largura de banda de 10 GB a 560 GB/s e 6 GB a 336 GB/s. O armazenamento em SSD NVMe é de 1 TB, com suporte para uma placa de expansão SSD de 1 TB.
O console da Microsoft ao contrário de outras GPUs, não irá flutuar entre as velocidades. Ele trava em 1.825 GHz e funciona na mesma velocidade de clock, independente do jogo que está sendo jogado.
E os dois consoles – Xbox Series X e Ps5 – têm drive Blu-ray.
Imagens incrivelmente detalhadas, velocidades extremamente altas, carregamento super rápido. Mesmo que o Xbox Series X mostre uma ligeira vantagem técnica, os consoles da Microsoft e Sony prometem resultados arrebatadores para os gamers.