Análise Arkade: Space Invaders Forever revisita 3 versões de um clássico
Um dos maiores clássicos do mundo dos videogames está de volta: Space Invaders Forerver é um pacotão que reúne 3 títulos, nostalgia, desafio e diversão old school!
3 em 1
Space Invaders Forever não traz nenhum jogo novo, mas reúne 3 títulos que, embora sigam a base de Space Invaders, oferecem experiências ligeiramente diferentes, e foram adaptados para ficarem mais bonitos em telas grandes.
O primeiro jogo do pacote é Space Invaders Extreme, título originalmente lançado para Nintendo DS em 2008, que chega com uma roupagem adaptada para telas maiores e um background cheio de vídeos, animações e altas doses de psicodelia.
O segundo jogo é Arkanoid vs Space Invaders, originalmente lançado para Android em 2017 (e justamente por isso, ele ocupa apenas uma parte da tela). Como o título sugere, ele mistura Arkanoid com Space invaders, então aqui a gente não atira diretamente nos inimigos, mas deve defletir seus próprios tiros contra eles. Há barreiras e blocos protegendo os inimigos, e um andamento de campanha estruturado em fases.
Por fim, temos Space Invaders Gigamax 4 SE, que embora seja o único título realmente inédito do pacote, também é o que mais se aproxima do jogo original de 1978, tanto em audiovisual quanto em gameplay. A maior novidade é que aqui a jogatina pode ser cooperativa, com até 4 players dividindo o sofá para conter as ondas de aliens malvados.
Uma experiência nostálgica
Não tem muito o que falar sobre Space Invaders: este verdadeiro clássico envelheceu muito bem desde sua primeira versão — que já tem mais de 40 anos! –, e segue oferecendo um gameplay simples, mas muito funcional: movemos nossa nave pela parte inferior da tela, e devemos impedir o avanço das naves invasoras, que chegam pela parte superior.
Embora os 3 jogos partam dessa mesma premissa básica, há alguns detalhes que tornam a experiência ligeiramente diferente: o Space Invaders Extreme é o mais “moderno”, e conta com power ups — que você ganha ao fazer “combos”, eliminando naves da mesma cor em sequência — e fases bônus, que trazem um modo “Fever“, onde todos os seus tiros são explosivos.
O visual dele é esquisito, porém charmoso: no background ficam rolando animações e vídeos que parecem os efeitos de chroma key que víamos nos programas da MTV. Não é realmente bonito, mas é diferente. Esse é de longe o jogo mais psicodélico do pacote.
Já Arkanoid vs Space Invaders, que nasceu nos smartphones, traz par a os consoles o gameplay touch: jogando no PS4 ou no PS5, usamos o touchpad do controle para controlar a nave/raquete… e é basicamente isso, sequer precisamos de botões. Não experimentei o jogo no Switch, mas presumo que ele faça um bom uso da tela touch do console.
Embora o touchpad funcione bem, ele tem uma “mania” chata de colocar a nave/raquete em uma posição padrão sempre que tiramos o dedo do touchpad. Isso invariavelmente faz alguns tiros passarem, mas no geral não compromete a experiência. O power up aqui transforma a nave/raquete em um imenso arco, que dispara uma flecha que ricocheteia pelas paredes. Além disso, é possível desbloquear “comandantes” que são figuras famosas do acervo de games da Taito.
Por fim, em Space Invaders Gigamax 4 SE o maior diferencial é mesmo a jogatina cooperativa. O jogo não traz nenhum gimmick exclusivo, nem nada que se destaque em termos de gameplay. Como o foco dele é no multiplayer, jogar sozinho torna as coisas bem complicadas, pois as hordas de inimigos são bem maiores.
O preço da nostalgia
Embora seja fácil recomendar Space Invaders Forerver para os retro-gamers de plantão, o preço dele é algo quer precisa ser levado em conta: na PSN brasileira, ele custa quase 150 reais — um preço que acho bem salgado para um apanhado de jogos antigos que não traz lá grandes novidades. Na eShop norte-americana do Switch, ele sai por 30 dólares, o que também dá uns 150 reais, na atual cotação.
Longe de mim dizer quanto um jogo deve ou não custar, mas como estes são jogos que, de algum jeito, todo mundo já jogou alguma vez na vida, então acho justo recomendar que você espere uma promoção para adquirir o combo por um preço mais em conta.
A versão Android de Arkanoid vs Space Invaders custa 26 reais na App Store do Google, o que também é um preço meio salgado para um jogo mobile, mas botando na ponta do lápis, é 1/3 de Space Invaders Forever por menos de 1/3 do valor.
Conclusão
Space Invaders Forever não traz nada de realmente novo para quem é fã desta série antológica, mas pelo menos traz 3 ports bastante decentes de momentos bem emblemáticos da franquia, todos com uma vibe bem arcade, que te desafia a jogar melhor para superar seus próprios recordes.
Space Invaders faz parte do rol daqueles jogos “imortais” — junto com Pong, Pac-Man, Tetris e outros “dinossauros –, então é bom termos a chance de revisitá-lo e perceber que ele não só não foi esquecido, como também continua sendo muito divertido. Porém, esperar uma promoçãozinha marota não faz mal a ninguém.
Space Invaders Forever está disponível para Playstation 4 (versão analisada) e Nintendo Switch.