Modder cria o menor Nintendo 64 portátil do mundo!

5 de janeiro de 2021
Modder cria o menor Nintendo 64 portátil do mundo!

Não é de hoje que a Nintendo vem se esforçando para fundir consoles de mesa com portáteis. O Wii U não foi assim um grande acerto, mas o Nintendo Switch acertou na mosca a questão da mobilidade.

Os modders, porém, não se contentam com isso, e vivem na batalha para “miniaturizar” outros consoles, tornando o que eram consoles de mesa em estilosos portáteis compactos e funcionais.

No finzinho do ano passado, o modder Gunnar, do canal GmanModz, deu um passo além: usando as peças originais do console e otimizando ao máximo a distribuição dos componentes, ele “reorganizou” tudo em um console portátil que é pouco maior do que um cartucho de Nintendo 64!

Algumas mudanças foram feitas, em prol da portabilidade: ele sumiu com o direcional digital, por exemplo, que era pouco usado, e transformou os 4 botões C em um segundo analógico. Componentes de hardware mais modernos foram utilizados na parte dos controles, mas de resto, muito do que já tinha dentro do N64 original foi realocado e soldado de forma mais “prática”. Para rodar jogos, nada de emuladores: o mini-console portátil aceita e lê cartuchos reais do Nintendo 64!

Confira no vídeo abaixo um pouco de como essa belezinha foi criada. Se quiser ver o console em funcionamento, pule direto para os 4 minutos e 56 segundos:

Incrível, né? Com, a onda de “retrô consoles mini” que a própria Nintendo começou nos últimos anos, versões portáteis dos consoles, que pudéssemos jogar em qualquer lugar, seriam muito bem-vindas!

Vale lembrar que aqui mesmo no Brasil temos fãs que modificam consoles e criam versões portáteis. Em 2017, o paraense José Alves criou seu próprio Nintendo 64 portátil que não é tão pequeno quanto esse, mas é estiloso e funcional!

(Via: Comic Book)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais