Google fecha estúdios internos de games do Google Stadia, e vai mudar o modelo de negócio da plataforma

2 de fevereiro de 2021
Google fecha estúdios internos de games do Google Stadia, e vai mudar o modelo de negócio da plataforma

Parece que o Google Stadia não anda dando tão certo quanto a Google esperava: anunciado em março de 2019 com direito a um departamento interno de desenvolvimento de games, a empesa anunciou que já está fechando o estúdio (que não teve tempo de lançar nenhum jogo), e vai se focar apenas em parcerias com produtoras e publishers.

Para quem não lembra, o Google Stadia é uma plataforma de games por streaming que foi lançada em novembro de 2019 em alguns países. Nós, brasileiros, ainda nem recebemos oficialmente o Google Stadia por aqui, mas como a internet em nosso país não é lá essas coisas, sempre que uma nova plataforma de games por streaming é lançada, a gente fica um pouco cetico.

No anúncio da plataforma, que rolou em março do mesmo ano, a Google afirmou que teria um time de desenvolvimento interno para produção de jogos exclusivos para a plataforma, o Stadia Games & Entertainment, que estava sendo capitaneado por Jade Raymond — veterana da Ubisoft que ajudou na criação da franquia Assassin’s Creed.

Google fecha estúdios internos de games do Google Stadia, e vai mudar o modelo de negócio da plataforma
Jade Raymond no evento que anunciou o Google Stadia

Com o fim do estúdio interno, Jade deixou a empresa em busca de novas oportunidades. A coitada não deu sorte nos últimos empregos: depois que saiu da Ubisoft ela passou pela EA, onde não conseguiu lançar nenhum jogo, e agora sai da Google também sem nenhum jogo lançado. Embora parte da equipe do Stadia Games & Entertainment deverão ser realocados em outros projetos, dentro da própria Google, há pelo menos 150 funcionários que devem ser demitidos.

Phil Harrison, vice-presidente e gerente geral do Google Stadia, lançou uma carta no blog da empresa, onde explica um pouco das mudanças que o Google Stadia irá encarar no futuro. Traduzimos os trechos mais relevantes, confira abaixo:

Lançamos o Stadia com o objetivo de disponibilizar instantaneamente seus jogos favoritos onde você quiser. Ter os jogos transmitidos para qualquer tela é o futuro desta indústria, e vamos continuar a investir na tecnologia do Stadia para fornecer a melhor experiência de jogos na nuvem para nossos parceiros e nossa comunidade.

Em 2021, vamos expandir nossos esforços para ajudar desenvolvedores e publishers a tomar vantagem da tecnologia de nossa plataforma e trazer games diretamente a seus jogadores. Acreditamos que este é o melhor caminho para transformar Stadia em um negócio sustentável e que, no longo prazo, ajude no crescimento da indústria.

Criar os melhores jogos do zero leva muitos anos e demanda um investimento significativo, e o custo está subindo exponencialmente. Dado nosso foco em desenvolver a tecnologia do Stadia, bem como aprofundar nossas parcerias comerciais, decidimos que não investiremos mais em trazer conteúdo exclusivo de nossa equipe de desenvolvimento interna [a Stadia Games & Entertainment].

Jade Raymond decidiu deixar a Google para buscar outras oportunidades. Agradecemos imensamente a contribuição de Jade para o Stadia e desejamos a ela muita sorte em suas empreitadas futuras. Nos próximos meses, a maior parte da equipe do Stadia Games & Entertainment assumirá novas funções. Estamos empenhados em trabalhar com esta equipe talentosa, encontrar novas funções para eles e apoiá-los nesta realocação.

O que isso significa se você for um jogador atual ou futuro do Stadia? Você vai continuar jogando todos os seus jogos no Stadia e no Stadia Pro, e continuaremos a trazer novos títulos de terceiros para a plataforma. Estamos comprometidos com o futuro dos jogos em nuvem e continuaremos a fazer nossa parte para impulsionar esse setor. Nosso objetivo continua focado em criar a melhor plataforma possível para jogadores e a melhor tecnologia para nossos parceiros”.

Phil Harrison

Irônico o comunicado dizer que “criar jogos leva muitos anos”, mas a empresa ter deixado o estúdio aberto por menos de 2 anos — considerando o anúncio em março de 2019. O Stadia Games & Entertainment fecha suas portas sem ter lançado nenhum título exclusivo para a plataforma. Em janeiro do ano passado, a Google anunciou que o console receberia 10 exclusivos, o que provavelmente não vai acontecer.

Embora o Google Stadia não esteja “morto”, a falta de conteúdo exclusivo sem dúvida é preocupante, especialmente para uma plataforma que, até o momento, ainda não encontrou seu público. Como a gente bem sabe, os exclusivos são parte importante da indústria de games: Sony, Microsoft e Nintendo investem milhões de dólares comprando estúdios e produzindo exclusivos em seus estúdios internos.

(Via: Kotaku, Blog Google)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais