Stardew Valley ganhou um jogo de tabuleiro cooperativo
Stardew Valley, o famoso e querido game de simulador de fazendas, agora chega aos tabuleiros. Eric Barone, o desenvolvedor que fez sozinho todo o game, confirmou o lançamento, pelo valor de US$ 55 (cerca de R$ 300, na cotação atual). O próprio Barone participou da criação do jogo, com o designer de jogos de tabuleiro Cole Meideros.
O objetivo do jogo é adaptar os conceitos do game para o tabuleiro. Mas com uma diferença: enquanto o game é totalmente aberto e livre, rendendo uma campanha quase que exclusiva para cada jogador, no tabuleiro a dinâmica é mais simples, para adequar a realidade dos board games. Mas será possível sim praticar a agricultura, a coleta, a mineração, e até o romance.
É possível jogar sozinho o jogo, assim como no game original, ou compartilhar a jogatina em quatro jogadores. O jogo consiste em cumprir os “Objetivos do Vovô”, e os pacotes do Centro da Comunidade, assim como acontecem no game. Tais objetivos consistem em tarefas e coleta de recursos, nas minas, praias, desertos e claro, na sua fazenda.
As rodadas simbolizam uma semana do jogo, permitindo, também, a inclusão das estações, e também as questões de clima, também presentes no game. Barone quis projetar um jogo com profundidade e complexidade: “É fácil jogar depois de aprender as regras, mas não é um jogo curto e casual”, explica.
O jogo de tabuleiro busca ser o mais próximo possível do popular game, disponível para vários sistemas. Ele traz a proposta de ser um jogo fácil de aprender, mas complexo de dominar. O jogo já está à venda, no site oficial.
Mas, por enquanto, as entregas estão limitadas apenas aos EUA. Para quem vive no Brasil, a única solução até o momento é contar com os serviços de redirecionamento, que permitem que o jogo possa ser entregue em um endereço nos EUA, em um depósito, e dali, o produto é encaminhado para a sua casa, com o valor do serviço mais as taxas de envio.