Começou assim: Space Panic, o primeiro game de plataforma de todos
Gênero que ganhou fama nos anos 80 e se consagrou na década seguinte, os jogos de plataforma foram grandes responsáveis por popularizar os videogames. Com sua visão única e possibilidades de gameplay, se tornaram grandes fontes de exploração, rendendo games cada vez melhores.
Com o passar dos anos, jogos como Super Mario Bros. e World, Donkey Kong Country, Metroid, Castlevania e tantos outros expandiram o conceito em ideias, cada vez mais criativas e inovadoras. E até hoje, em plena era de alta definição, o gênero ainda encontra iniciativas e adeptos, que mantém a chama acesa.
Mas, como sempre, tudo tem um começo. E é esse tema que iremos explorar hoje: sobre o primeiro game de plataforma de todos os tempos. Vamos falar de Space Panic, de 1980.
Espaço e videogames = a combinação de sucesso dos games
Desde sempre, espaço e videogames são combinação de sucesso. Se hoje temos Mass Effect, games Star Wars e tantos outros títulos com essa temática, antigamente a situação era semelhante. Culpa de Space Invaders, game que colocou a Taito entre as gigantes de seu tempo, e criou um dos primeiros fenômenos culturais envolvendo videogames.
Logo, explorar esse mesmo tema, com jogos que buscavam “imitar” os conceitos, ou com ideias novas, era a missão dos estúdios e desenvolvedores. Entre estes estúdios, estava a Universal que, desde cedo, quis investir no promissor mercado de videogames.
A participação da Universal é bem curiosa. Pois foi ela quem encomendou à Naughty Dog a criação de Crash Bandicoot, e foi a mesma companhia que protagonizou a disputa judicial contra a Nintendo, por causa de Donkey Kong.
Enfim, buscando lucrar com videogames, a Universal então investiu em um game com foco espacial, mas com gameplay diferente. Lançado em 1980, Space Panic tira as naves e os combates espaciais e coloca as plataformas, e um protagonista que precisa se defender de ameaças espaciais, cavando buracos nas plataformas para que seus inimigos caiam e sejam destruídos.
Há pouquíssimas informações sobre Space Panic na Internet. Além do copyright da Universal, pouco se sabe sobre quem fez o game, ou de seu desenvolvimento. Apenas sabemos que não foi um grande sucesso comercial, mesmo com um port para ColecoVision, feito pela CBS Electronics, três anos mais tarde.
O primeira plataforma que quase ninguém lembra
A inspiração de Space Panic foi Heiankyo Alien, game de 1979 que apresentava gameplay em labirintos e mecânicas de cavar/escavar e criar armadilhas. Este game, inclusive, inspirou Pac-Man, lançado um ano depois. O game da Universal manteve a temática espacial, e a mecânica de armadilhas, mas mudou a visão de jogo. Retirou a visão de labirinto, por cima, e adicionou a visão lateral. Com escadas funcionando como elementos de exploração de cenário, permitindo a locomoção de jogador e inimigos.
O gameplay é simples: se livre de todos os inimigos e passe de fase. Para lidar com eles, é preciso quebrar a plataforma com sua marreta. Para que eles fiquem presos e sejam marretados até serem destruídos. Nisso, o espaço quebrado da plataforma é reconstruído e assim o jogador prossegue até passar de fase.
A reconstrução é importante pois em Space Panic, o personagem não pula. A mecânica seria introduzida com sucesso apenas um ano depois, em Donkey Kong. Mas no game da Universal, era possível apenas andar para a direita e esquerda, além de subir e descer as escadas. Você perde quando for atingido, ou quando seu oxigênio, que funciona como um timer aqui, acaba.
Se livrando de todos os inimigos, a próxima fase tem início e o padrão de games desta época continua: inimigos mais velozes e fases mais complexas, até acabarem todas as suas vidas, em um gameplay de resistência e soma de pontos.
Space Panic ou Donkey Kong: afinal, quem veio primeiro?
A discussão sobre este assunto é bem interessante. Quem defende Space Panic afirma que ele foi o primeiro game que ofereceu gameplay lateral e isso é suficiente. E quem defende Donkey Kong, argumenta que foi o game da Nintendo que introduziu de vez elementos que seriam, de fato, utilizados em games de plataforma no futuro.
Esse tipo de discussão acontece nos mais variados meios. No mundo da aviação, temos a discussão entre Santos Dummont e os Irmãos Wright. No mundo da animação, Toy Story e o brasileiro Cassiopéia vivem até hoje discussões acaloradas sobre quem foi, de fato, o primeiro filme totalmente tridimensional da história.
No mundo dos games não é diferente. Mas, vamos pensar um pouco. Sim, Donkey Kong fez mais sucesso e, de fato, ditou uma tendência que a própria Nintendo evoluiria com qualidade com o passar dos anos. Mas será que se não houvesse Space Panic, Donkey Kong seria exatamente igual como conhecemos?
Naqueles tempos (assim como hoje em dia também), era comum as desenvolvedoras buscarem inspirações para suas ideias. Isso quando não copiavam na cara dura mesmo. E é notório as muitas semelhanças entre os dois games, mas sem tirar o mérito de Shigeru Miyamoto em evoluir um conceito no qual ele próprio decidiu apostar não só sua carreira, como o futuro de toda uma companhia.
No final, cada um tem o seu espaço e a sua importância no mundo dos videogames. Mas, se o calendário é quem manda, Space Panic é exatos oito meses mais velho do que Donkey Kong. E que garante a ele, sem sombra de dúvidas, o título de “primeiro game de plataforma de todos”. Sem negar, claro, que o game da Nintendo é quem trouxe ao gênero as qualidades que jogaríamos por tantos anos.