Google quer que você saiba que o Stadia está “vivo e muito bem”
Desde seu lançamento em novembro de 2019 o Google Stadia não teve uma “vida” muito alegre, passando por muitos problemas que acabaram afastando muitos jogadores e estúdios. Mas a Google quer que você saiba que o Stadia vai muito bem, obrigado!
Segundo Nate Ahearn, líder de desenvolvimento de marketing do Stadia, as coisas estão indo muito bem, e ele diz para aqueles que não botam fé na plataforma para ficarem de olho na evolução do Stadia, pois eles estão “tornando nossas palavras em ações”, citando como exemplo o programa Stadia Makers e parcerias com estúdios como Capcom, EA, Square Enix, Ubisoft e etc.
Essa confirmação de que está tudo bem vem após o fechamento da Stadia Games & Entertainment, estúdio interno para criação de títulos exclusivos para a plataforma, que contava inclusive com Jade Raymond (ex-Ubisoft e que trabalhou na criação de Assassin’s Creed). Com o fechamento dessa divisão, todos os projetos que estavam sendo criados “dentro de casa” foram cancelados e muitos funcionários infelizmente demitidos.
Na época, o vice presidente da divisão do Stadia, Phil Harrison, lançou uma declaração explicando que isso fazia parte de uma nova estratégia, que consiste em oferecer ferramentas para que estúdios third-parties possam criar seus games para o Stadia, sem que estejam sob a supervisão ou demandando a produção da equipe de uma equipe interna.
Com isso, o programa Stadia Makers foi criado, trazendo diversos estúdios independentes para criar games exclusivos. Ahearn inclusive deixou claro que eles não estão “botando pressão” para cima desses estúdios para criarem esses games, e que o programa visa ajudar esses estúdios para que o Stadia seja a plataforma de lançamento de seus games, mas sem que haja pressão para isso acontecer.
Ele ainda comentou que há mais de 100 games que serão lançados para a plataforma ainda em 2021, enquanto continuam a fazer do Stadia uma grande plataforma para os jogadores poderem jogar nos dispositivos que já possuem (algo um tanto controverso, pois já houve o caso das novas versões do Chromecast sendo incompatíveis com o Stadia).
Resta acompanharmos para ver se o Stadia consegue mesmo dar a volta por cima, mas por toda a jornada de tropeços desde seu lançamento, confesso que parece algo difícil de acontecer. Mas não impossível.
(Via: Eurogamer)