Gaming Online está tendo maior influência na Cultura Pop

26 de maio de 2021
Gaming Online está tendo maior influência na Cultura Pop

Quantas vezes não assistimos a matérias de cantores ou até famosos que acabam tendo protagonismo por estarem jogando jogos online com streamers famosos? Alguém se esquece, por exemplo, como o streamer Ninja acabou se tornado o gamer mais reconhecido do mundo por ter jogado com o cantor Drake? Além disso, quantas vezes não ouvimos referências em músicas conhecidas a jogos populares?

Por exemplo, já não é possível não imaginarmos Daniel Negreanu, o jogador mais popular de poker do mundo, não ser o embaixador da sala de poker GGPoker? Com esta parceria, a sala de poker consegue elevar a sua popularidade e credibilidade. De realçar também que a GGPoker costuma ser uma das salas de poker com torneios para o WSOP, a Copa do Mundo do poker.

Ora, claramente que a presença crescente do gaming online em nossas vidas não só tem uma influência direta na cultura pop, como também em nossas rotinas e hábitos. Com uma exposição cada vez mais longa a esses videogames, tais artistas e cantores famosos acabam acompanhando um pouco essa tendência. Mas quais serão as consequências dessa maior presença do gaming online em nossas vidas e rotinas diárias?

Referências a Jogos Online nas músicas levam a que joguemos mais?

Uma das maiores questões que se levanta entre a ligação da cultura pop com o gaming online é sobre, até que ponto, essa interação constante não acaba nos fazendo querer jogar mais. Apenas porque nossos artistas favoritos ou atores nos estão dizendo que também gostam de jogar? Todas essas componentes estão sendo cada vez mais discutidas, não parecendo existir ainda uma resposta que possa ser óbvia para essa questão.

Ainda assim, acaba sendo lógico que, sendo os próprios artistas gamers, os jogos acabem tendo também uma presença dentro da indústria musical grande. Logo, parece evidente que a influência do gaming online está mesmo cada vez mais presente na cultura pop, sendo apenas necessário entrar em uma loja para perceber isso mesmo.

Atualmente, cada vez mais brinquedos e atividades acabam estando relacionados com jogos online populares, levando que seja até mais complicado conseguirmos “desligar” dessa presença cada vez maior do gaming online em nossas vidas. Assim, fazer uma dosagem equilibrada entre vida social e jogo parece ser uma das principais respostas para esse aumento de gaming online.

Plataformas de streaming e redes sociais ajudaram nessa maior influência?

Sendo todas essas ligações consideradas bastante recentes, até porque toda a indústria do gaming online teve um crescimento acelerado nesses últimos 20 anos, até que ponto o início das redes sociais ou até mesmo das “live streams” não contribuiu para que existisse uma implementação do jogo online ainda mais forte? Isso porque, já é comum, quer seja no Brasil ou em qualquer outra parte do mundo, streamers conseguirem juntar comunidades gigantes, levando a que esses jogos acabem chegando a todo esse novo público, levando a que esses usuários se sintam mais tentados a também eles experimentarem esses jogos.

Talvez por isso os maiores lançamentos de jogos anuais acabem sendo cada vez mais lucrativos, obtendo um número crescente de jogadores. Ora, certamente que também as redes sociais, devido à sua componente de compartilhamento, também acabaram impulsionando mais a presença do gaming online na rotina diária das pessoas. Aliás, quem não se recorda como certos jogos no Facebook não tiveram um enorme sucesso, aumentando assim a retenção dos usuários em sua rede social.

Para além disso, é crucial não esquecer que muitos artistas, como atores ou cantores, acabam sendo pagos para promoverem certos jogos. Logo, também essa componente faz com que, cada vez mais, seja complicado distinguir o que deveria ser cultura pop e o gaming online. Será esse também um pouco o futuro de ambas as indústrias, sendo elas mais fortes e influentes juntas?

Comente nas redes sociais