FIFA 22 tem novos detalhes revelados em vídeo de gameplay
Há duas semanas, tivemos a revelação oficial da mais nova edição do popular simulador de futebol da EA Sports, o FIFA 22 e pudemos conferir as novidades sobre o chamado HyperMotion, conjunto de novas tecnologias de animação e inteligência artificial baseadas em funções avançadas de machine learning (ou aprendizagem de máquina), e agora temos alguns detalhes a mais em um novo vídeo de gameplay liberado pela própria EA no canal oficial do jogo.
Antes de mais nada, confira o novo trailer:
Destaca-se, para a versão desenvolvida especificamente para Playstation 5, XBox Series e Google Stadia, um algoritmo da rede neural intitulada de ML-Flow, que busca trazer mais naturalidade na abordagem de jogadores no domínio e no controle da bola.
Segundo dados oficiais, são mais de 8.7 milhões de quadros a mais capturados e processados para configurar a ferramenta para um inédito refinamento de movimento, recheado de detalhes em aspectos como passada, cadência de corrida, posicionamento e transições de animações. A título de ilustração, o recorte abaixo deixa mais evidente o objetivo desta funcionalidade:
Esse avanço também deve ser sentido na fidelidade de personalidade dos jogadores, que terão, em tese, várias decisões possíveis de tomar, quando controlados pela IA, de acordo com suas características tanto em termos de posicionamento no ataque como na composição de linhas defensivas, considerando variáveis como quem está perto dele e a característica da jogada.
Isso tudo parece indicar que a EA está investindo em melhorar algumas das maiores reclamações dos jogadores nas últimas edições do jogo, considerando que seus companheiros, em momentos importantes do jogo, parecem sempre tomar a pior decisão possível.
Enquanto atacantes buscarão melhor os espaços vazios e as falhas do adversário, os defensores deverão estar mais atentos a buracos e procurar um posicionamento mais coeso. A experiência dos jogadores contará com essa “consciência de posição”, por assim dizer, o que significa que, por exemplo, um jogador que for escalado fora de posição não só tem atributos técnicos específicos menores que especialistas (como sempre foi), como também poderá tomar decisões piores.
No trecho abaixo, perceba a movimentação das linhas defensivas mais coerente e articulada do que em edições passadas:
Outro elemento bastante evidenciado é o investimento da desenvolvedora em valorizar as boas escolhas do jogador e recompensá-las adequadamente, evitando um sentimento de frustração em, por exemplo, perder um gol quando se faz tudo corretamente, ou tomar um gol por eventualidades estranhas.
Ainda que nunca tenha havido qualquer confirmação ou evidência de que a franquia tivesse mecanismos de reequilíbrio (ou até aleatoriedade) de partidas para diminuir abismos entre jogadores mais experientes ou novatos (o famigerado handicap), essa também é uma reclamação constante em fóruns e redes sociais e mesmo que seja uma ótima desculpa para maus perdedores, parece ser uma preocupação da EA evitar que ela se justifique, inclusive como resposta ao feedback da comunidade e de jogadores profissionais.
Outros ajustes significativos também têm recebido atenção especial, como novas mecânicas de disputa de bolas aéreas, agressividade em sprints ofensivos, melhorias na física da bola, novas e mais diversas estratégias de ataque pré-configuráveis, controle de bola, precisão de chutes, variedade e plasticidade de dribles, comportamento de goleiros e até uma grande reformulação das telas de suporte e estatísticas das partidas e dos jogadores, além de uma série de outros detalhes que estão melhor detalhados nos pitch notes disponíveis no site do game.
Com lançamento previsto para 1º de outubro de 2021, FIFA 22 chegará para Playstation 4, Playstation 5, XBox One, XBox Series S|X, PC, Stadia e Nintendo Switch (versão de legado).
(Fonte: Assessoria de Imprensa EA e Site Oficial FIFA 22)