O que esperar de Call of Duty Vanguard, com sua missão na batalha de Stalingrado
Vanguard não é o primeiro game que retrata a Segunda Guerra Mundial, e nem o primeiro a retratar a batalha mais sangrenta de todos os tempos, em todas as guerras. O primeiro Call of Duty, inclusive, já contava com missões na cidade, que hoje se chama Volgogrado. Entretanto, chamou muito a atenção por mostrar em seu trailer, toda a brutalidade daquele evento, que custou mais de 1,8 a 2 milhões de mortos, feridos ou capturados.
No trailer de gameplay, com cerca de nove minutos, é possível observar muitos elementos interessantes, que remetem a história do esforço de guerra soviético, enquanto inimigos da Alemanha Nazista. Além, é claro, de transportar ao game uma interessante imersão em meio a tensão e situações vividas naqueles dias.
As soldados soviéticas
O vídeo nos apresenta a Polina Petrova, uma atiradora de elite que é inspirada nas atiradoras de elite da URSS, como Lyudmila Pavlichenko. Lyudmila é considerada a franco-atiradora mais bem sucedida da história, com 309 mortes confirmadas de soldados nazistas, mas com a probabilidade do número passar dos 500 alvos atingidos.
Petrova representa, também, as mulheres guerreiras na Segunda Guerra. A União Soviética foi uma das poucas nações que contou com mulheres lutando de forma direta no campo de batalha. Enquanto algumas nações, como os Estados Unidos ou a Alemanha de Hitler utilizavam mulheres em serviços administrativos ou em fábricas, as mulheres soviéticas foram lançadas em combate, em unidades próprias ou, em algumas vezes, mistas.
“O que mais me prendeu quando comecei a interpretar a Polina é como ela é destemida” disse Laura Bailey, que deu voz à personagem. “Ela não tem nada a perder, então ele se compromete completamente com a missão. Nada a assusta. Nada pode desviá-la de seu caminho. Ela não deveria estar lutando na guerra. Originalmente ela tinha sido designada para ser uma enfermeira, cuidando de soldados feridos em batalha. Porém, quando o caos se instaurou em Stalingrado, ela não pensou duas vezes e se prontificou a lutar. Ela basicamente se tornou uma das snipers mais letais que a guerra viu”.
Mais de 800 mil mulheres serviram às Forças Armadas Soviéticas, com destaque para unidades de atiradoras de elite, e as famosas “Bruxas da Noite”, um regimento feminino da Força Aérea soviética, cuja missão era bombardear acampamentos nazistas durante a noite.
Para aprofundar o seu conhecimento sobre o tema, sugiro fortemente assistir ao rico vídeo do canal Hoje Na Segunda Guerra Mundial, que também tem um vídeo apenas sobre Lyudmila. Além dos livros Bruxas da Noite e A Guerra Não Tem Rosto de Mulher.
“Stalingrad Summer”
O gameplay nos leva a um momento decisivo da Batalha de Stalingrado, quando, em 23 de agosto de 1942, a ofensiva nazista avançou pela cidade, buscando tomá-la, no esforço de tomar toda a União Soviética. Os alemães bombardearam sem cessar várias posições soviéticas, destruindo a cidade, matando muitos civis, e transformando a batalha, após esta fúria inicial, em um combate “quarteirão a quarteirão”, o que resultou no já citado maior confronto militar de todos os tempos.
Em meados de novembro de 1942, a Alemanha Nazista conseguiu avançar de forma significativa na cidade, com avanços do 6º Corpo de Exército e do 4º Exército Panzer, com apoio dos aviões da Luftwaffe. Os soviéticos estavam acuados em uma pequena zona próximo ao rio Volga, enquanto a Wehmarcht fazia o trabalho de “limpeza”, acabando com as resistências encontradas.
Um momento do vídeo, inclusive, mostra soldados alemães prontos para fuzilarem possíveis resistentes soviéticos, logo no início da ocupação. Mas, enquanto o domínio alemão sobressaía na cidade, os soviéticos se preparavam para um grande contra-ataque, reunindo milhares de soldados no lado do rio em que estavam.
O trailer mostra, com toda a tensão possível, um dos bombardeios da Luftwaffe em cima dos soldados soviéticos. Inclusive, a cena chama muita atenção por retratar, de uma forma brutal e bem realista, dentro do possível, o que era ter que se proteger de um bombardeio inimigo.
Será possível ver Stalingrado antes da invasão nazista, o que poderá expor mais sobre as motivações de Polina em combate, e também seis meses depois, quando os soviéticos conseguiram expulsar os invasores da cidade, iniciando assim, a reviravolta no conflito, com os soviéticos, desta vez, marchando rumo a Berlim.
Em seis meses de combate, são muitos os episódios que Polina poderá vivenciar em meio ao caos que a cidade, então soviética, viveu. Aqueles bombardeios vistos no vídeo destruiriam completamente a cidade, levando mais de 40 mil vidas. Também foram registrados combates corpo a corpo, na base da faca e baioneta.
Além disso, a disputa pela cidade chegou a ser disputada na base do quarto a quarto, com registros alemães afirmando que haviam brigas para dominarem salas, quartos, cozinhas e até banheiros. Estas disputas “espaço por espaço” eram como os alemães poderiam avançar, e mostravam a resistência soviética.
A estação ferroviária da cidade chegou a mudar de mãos, em um dia, catorze vezes. Outro episódio impressionante desta batalha foi protagonizado pelo sargento Yakov Pavlov e seus soldados. Um pequeno grupo se alojou em um prédio de quatro andares e, colocando minas pela entrada e com atiradores na janela, por dois meses acabavam com “hordas nazistas” de soldados que tentavam tomar o prédio.
Foram muitos os episódios que caracterizaram a batalha mais sangrenta que a humanidade já viu, e que mostraram a resistência de um povo contra seu invasor, que culminou em um inverno fatal, que, 129 após Napoleão, ajudaria a derrotar mais um invasor. E, com certeza, há muito a se explorar em missões no game, que podem mostrar ao jogador este capítulo brutal não só da história de russos e alemães, mas de toda a humanidade.
Além de Stalingrado
Foi confirmado, também, que o game terá missões, de outras perspectivas, no Teatro de Operações do Pacífico, África do Norte, retratando as batalhas que ocorreram no oriente e ocidente. Pelo pouco que foi mostrado, não se sabe o momento exato de cada missão, e nem se serão missões desconectadas, ou se contam com alguma ligação entre si.
Informações do comunicado da Activision afirmam que também teremos missões com paraquedistas na França (um destes regimentos que saltaram na França, a Easy Company, é retratada em Band of Brothers), batalhas nas Ilhas Midway, o mais importante confronto naval desta guerra, e que conta com imagens reais disponíveis na Netflix, além dos já mencionados confrontos na África do Norte.
Além disso, o game terá também integração com Warzone, um Zombie Mode, como não poderia ser diferente, e multiplayer com 20 mapas no lançamento, sendo destes, 16 mapas para partidas 6v6. Call of Duty Vanguard chega em 5 de novembro de 2021.