Conheça a lendária Monza em F1: Beyond the Limit para SEGA CD
Um dos dias mais aguardados pelos italianos diz respeito ao eterno GP de Monza. Um dos eventos que acompanham o agitado verão italiano, em tempos pré-pandemia era símbolo de muita festa, com direito a invasão de pista no final da corrida, como ocorreu em 2019, quando Leclerc venceu a prova de Ferrari.
Aliás, Monza é a corrida “em casa” da Ferrari, que conta com milhares de torcedores que de vermelho, tremulam tanto as três cores italianas como o cavalo rampante em suas bandeiras e faixas. Construída em 1922, é a única pista da Fórmula 1 de alta velocidade, talvez com a Holanda contando com um pouco deste fator.
As retas, que hoje precisam ser interrompidas com chicanes, devido à segurança e velocidade dos carros, são locais de ultrapassagens e disputas constantes. Atualmente, Monza conta com curvas de alta velocidade e longas retas, com as chicanes posicionadas para obrigar a diminuição da velocidade, que obrigam frenagens mais severas.
Entre as curvas do circuito, a mais famosa é a Parabólica, que será batizada em homenagem a Michele Alboreto, após aos 20 anos de sua morte, que correu 80 Grandes Prêmios pela Ferrari entre 1984 e 1988, vencendo três provas. A famosa curva é fechada, mas em alta velocidade, que, levando para a reta final, é feita com o pé no acelerador.
A primeira chicane, após a reta também é exigente, por exigir que carros passem de 340 km/h para 80 km/h em 150 metros. Geralmente os carros correm com baixa força aerodinâmica para aproveitar as retas, incluindo as duas zonas DRS, sendo uma na reta principal e outra entre a Lesmo e a Variante Ascari, como você pode conferir abaixo:
Monza nos tempos do SEGA CD
Em 1993, no entanto, Monza era um pouco diferente. E os videogames também. A SEGA lançava em 1994 o F1: Beyond the Limit, em parceria com a emissora japonesa Fuji Television. Falo melhor deste game nesta matéria especial, mas o que você pode saber já é que trata-se de um game muito especial.
Primeiro por ampliar as capacidades de Super Monaco GP, outro grande game de corrida da SEGA, explorando as melhores capacidades do add-on de CD. Segundo por trazer todos os pilotos, pistas e carros da temporada de 1993, com exceção de Ayrton Senna, e em terceiro, por trazer um modo especial, que funcionando como um modo cenário, desafiava o jogador a repetir proezas da temporada de 1993.
Como, por exemplo, a vitória de Senna em Interlagos. Mesmo sem o nome oficial do piloto, o desafio era o mesmo: ultrapassar Damon Hill, na chuva, em um momento onde, após um grande acidente, apenas Senna trocou os pneus de chuva por pneus slick, passando o piloto inglês e segurando a vitória, muito comemorada pelo público brasileiro.
O game oferecia uma qualidade incrível para um console de 16 bits, além de músicas bacanas e vídeos reais da Fórmula 1 de 1993. Vale não só como game, mas como um registro histórico de um grande momento da categoria.