Melhores do Ano Arkade 2021: Kaze and the Wild Masks
2021 mostrou-se um ano muito acima da média para a indústria brasileira de games, que lançou jogos excelentes, que não devem nada para as produções gringas. Já falamos de Unsighted, Dandy Ace e até de Senna Sempre, e agora chegou a hora de Kaze and the Wild Masks!
Kaze and the Wild Masks é um jogo de plataforma 2D com visual em pixel art que esbanja carisma. Fortemente inspirado por Donkey Kong Country, o game coloca a coelhinha Kaze em uma missão para salvar sua terra natal, que está sendo invadida por terríveis vegetais mutantes.
Quem cresceu curtindo jogos de plataforma 2D nos anos 90 vai amar Kaze. Ele segue à risca a cartilha do gênero — siga para a direita eliminando (ou evitando) inimigos e tomando cuidado com abismos e armadilhas. O jogo traz letras colecionáveis, fases bônus secretas, estágios do tipo “carrinho de mina” e um nível de desafio crescente e excelente.
As Wild Masks do título meio que referenciam as máscaras de Zelda Majora’s Mask, concedendo poderes especiais para a protagonista. De coelha, Kaze vira tubarão, águia e até dragão. Não podemos usar estes poderes a esmo, porém: cada máscara é ativada em uma fase ou trecho específico, para que suas habilidades sejam colocadas em prática da melhor maneira possível.
A jogabilidade é extremamente polida, o que torna o ato de controlar Kaze uma delícia: os controles são macios e muito responsivos. E, embora gamepelay e audiovisual brilhem, a cereja do bolo talvez seja o level design: inspiradíssimo, cada centímetro de cada fase foi feito para testar os reflexos do jogador e aproveitar todas as nuances das habilidades de Kaze. Timing é tudo nos trechos mais cabeludos.
Como gamer, como brasileiro e como entusiasta da nossa indústria, considero Kaze and the Wild Masks não só um dos melhores jogos brasileiros já produzidos, mas um dos melhores jogos de plataforma 2D já feitos. Sim, coloco ele ao lado de Super Mario World, Donkey Kong Country, Rayman Legends e outros “titãs”, produzidos por estúdios e equipes muito maiores, com orçamentos muito maiores.
Acho que este é o maior elogio que posso fazer a Kaze and the Wild Masks. Ele é bom como os melhores games do gênero, e é brasileiro. Só isso já é motivo mais do que suficiente para você dar uma chance para ele. Vai na fé: te garanto que você não vai se arrepender.
Relembre nossa análise de Kaze and the Wild Masks. O jogo está disponível para PC, Plastation 4, Xbox One, Nintendinho Switch e Google Stadia.