Sony compra a Bungie, criadora de Halo e Destiny, por 3,6 bilhões de dólares

1 de fevereiro de 2022
Sony compra a Bungie, criadora de Halo e Destiny, por 3,6 bilhões de dólares

E lá vamos nós para mais uma transação milionária que promete sacudir (um pouquinho) a indústria dos games: a Sony anunciou em seu blog oficial que está adquirindo a Bungie, produtora que já foi da Microsoft, criou a série Halo e, nos últimos anos, se dedicou ao shooter espacial Destiny.

A gigante japonesa adquiriu o estúdio norte-americano pela bagatela de 3,6 bilhões de dólares (o que, apesar de ser muito dinheiro, representa uma fração dos 68 bilhões que a Microsoft pagou pela Activision Blizzard em meados de janeiro). Apesar do timing, a negociação já estava rolando há meses, ou seja, não foi uma “resposta” para a concorrente.

Isso não quer dizer que a Bungie só vai produzir jogos para o Playstation. No comunicado oficial divulgado no Playstation Blog, Jim Ryan já abre o texto informando que a Bungie seguirá agindo de forma independente. Separamos e traduzimos alguns trechos do comunicado, confira:

“Quero deixar bem claro para a comunidade que a Bungie continuará sendo um estúdio e editor independente e multiplataforma.

Estamos incrivelmente empolgados com as oportunidades de sinergia e colaboração entre esses dois grupos de classe mundial. Eles [o time da Bungie] serão totalmente apoiados pela Sony Interactive Entertainment e habilitados a fazer o que fazem de melhor — construir mundos incríveis que cativam milhões de pessoas.

A experiência da Bungie em desenvolvimento multiplataforma e e live service games nos ajudará a cumprir nossa visão de expandir o PlayStation para centenas de milhões de jogadores. A Bungie é uma grande inovadora e desenvolveu ferramentas proprietárias incríveis que ajudarão o PlayStation Studios a alcançar novos patamares”.

No comunicado da Bungie, o CEO da empresa, Pete Parsons, explica o que essa parceria comercial pode significar para o estúdio:

Com a Sony, o potencial para nossos universos é ilimitado. Nossos futuros jogos darão passos ousados ​​em espaços inexplorados para a Bungie, continuarão a ultrapassar os limites do que é possível e sempre serão construídos com base na criação de amizades e memórias significativas e duradouras.

Permanecemos no comando do nosso destino [sacou o trocadilho?]. Continuaremos a publicar de forma independente e desenvolver nossos jogos de forma criativa. Continuaremos a promover uma comunidade unificada da Bungie. Nossos jogos continuarão onde nossa comunidade estiver, onde quer que eles escolham jogar.

Com o suporte da Sony, a mudança mais imediata que você verá é uma aceleração na contratação de talentos em todo o estúdio para apoiar nossa visão ambiciosa. Se isso lhe soa bem e você quer nos ajudar a colocar uma marca no universo, estamos contratando em todas as disciplinas para Destiny 2 e para todos os novos mundos além“.

Por enquanto, a Bungie segue focada em expansões e novos conteúdos para Destiny 2 — a expansão A Bruxa-Rainha será lançada ainda no mês de fevereiro –, mas já há uma nova IP no horizonte.

É interessante destacarmos que, no início dos anos 2000, a Bungie pertenceu à Microsoft — de fato, foi ela quem criou a série Halo, uma das IPs mais importantes do lado verde da força. Posteriormente, a produtora teve um acordo comercial com a Activison — que foi meio problemático — e, então, havia voltado a ser independente.

Ainda é cedo para sabermos quais serão os frutos dessa parceria, mas vamos ficar de olho… e esperar para ver qual será a próxima aquisição milionária da indústria dos games.

(Via: Playstation Blog)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais