Nintendo anuncia que a eShop do WiiU e 3DS será descontinuada em 2023
A Nintendo anunciou que as lojas online do WiiU e do Nintendo 3DS serão fechadas em março 2023, com os primeiros passos para o encerramento do serviço da eShop nessas plataformas já iniciando em alguns meses.
A partir do dia 23 de maio de 2022, não será mais possível adicionar fundos com cartão de crédito em contas da eShop no WiiU e 3DS. E a partir do dia 29 de agosto de 2022, não será mais possível adicionar fundos com cartões da eShop em contas em ambos os consoles. Porém, ainda será possível resgatar códigos de download até março de 2023, que é quando os serviços nos consoles serão encerrados.
A Nintendo ainda explicou que, mesmo após o encerramento das lojas no WiiU e 3DS, os jogadores ainda poderão baixar jogos e DLCs que já possuam em suas contas, bem como continuar a jogar online normalmente. Mas… há um “porém” bem grande nesse quesito: Games clássicos da Nintendo, que podiam ser comprados em ambas as plataformas, dessa forma tornando-se “propriedade” da biblioteca de games do jogador, não poderão ser mantidos, pois esses games agora estão disponíveis SOMENTE via a assinatura do serviço Nintendo Switch Online.
Isso significa que, por exemplo, os jogadores que compraram as versões de Super Mario 64 no Virtual Console do WiiU, e/ou Super Mario Bros para o Virtual Console do 3DS, não poderão jogar esses games nesses consoles, pois eles só estarão legalmente disponíveis no Nintendo Switch e somente para quem assinar o Nintendo Switch Online com o Expansion Pack.
Inclusive, no anúncio oficial da descontinuação do serviço, feito na página oficial da Nintendo, na sessão de perguntas e respostas, inicialmente havia uma questão tratando diretamente sobre esse problema. Porém, essa pergunta foi removida da página pouco tempo depois. A pergunta e sua respectiva resposta falam (tradução livre):
PERGUNTA: Assim que não for mais possível comprar softwares na Nintendo eShop nos sistemas das famílias WiiU e Nintendo 3DS, muitos games clássicos de plataformas antigas não estarão acessíveis para compra em nenhum lugar. Vocês não tornarão esses games clássicos disponíveis para posse em nenhuma outra forma? Se não, então por que? A Nintendo não tem a obrigação de preservar seus games clássicos ao continuamente torná-los disponíveis para compra?
RESPOSTA: Através de nossos planos de filiação do Nintendo Switch Online, mais de 130 games clássicos estão atualmente disponíveis em bibliotecas crescentes para vários sistemas de nosso legado. Esses games são comumente melhorados com novos recursos como jogatina online.
Nós achamos que essa é uma forma efetiva de tornar conteúdos clássicos facilmente disponíveis para uma ampla gama de jogadores. Dentro dessas bibliotecas, jogadores novos e de longa data podem não apenas encontrar os games que eles se lembram ou ouviram falar, mas outros games divertidos que eles podem não ter tido a chance de conhecer de outra forma.
Nós não temos atualmente planos para oferecer conteúdos clássicos de outras formas.
Em outras palavras, em termos de preservação de seu próprio acervo, parece que a Nintendo não tem interesse em tornar sua biblioteca, que é tão clássica quanto a própria história dos video games, mais acessível a todos. Pelo contrário, apenas através de uma única forma os jogadores terão acesso a games clássicos.
Vale lembrar que muitos games oferecidos dessa forma, como Super Mario 64, rodam no Nintendo Switch através de emulação, com esse caso em específico recebendo muitas críticas, pois sua própria emulação foi feita de forma precária. Enquanto isso, a Nintendo continua sua caça às bruxas contra toda e qualquer pessoa que disponibilize ROMs e emuladores de seus games e plataformas online, inclusive levando à prisão Gary W. Bowser, que vendia softwares pirateados permitindo que jogadores pudessem jogar games do Nintendo Switch sem ter a plataforma.
Mais uma vez temos um exemplo triste de como a preservação de video games é algo que nem mesmo seus próprios criadores parecem se interessar. Ao menos, não há interesse se não houver muito dinheiro envolvido, assim como discutimos em nosso artigo editorial discutindo a dificuldade na preservação de games na indústria de hoje em dia.
(Via: Kotaku)