Wii dourado feito para a Rainha Elizabeth II está em leilão
O Nintendo Wii dourado que a THQ tentou entregar de presente para a Rainha Elizabeth II foi colocado à venda no site de leilões online Goldin. O produto já passou dos US$ 3 mil em lances, com previsão de final na próxima semana. O console foi preparado desta forma para promover o jogo Big Family Games.
No ano passado houve a tentativa de vender o console no eBay por US$ 300 mil, porém desconfianças com a conta que tentava vendê-lo acabou por não render nenhum negócio.
O Nintendo Wii dourado foi parte de uma estratégia de marketing da THQ. Em 2009, a publisher encomendou uma versão do console banhada a ouro, para ser entregue ao Palácio de Buckingham. A ideia era promover o Big Family Games, jogo que, assim como Wii Sports, buscava trazer mini-games familiares, com jogos de dardos a bocha.
Danielle Robinson, gerente de produto da THQ na época, contou um pouco da história. “Big Family Games era o melhor jogo de Wii para fazer com que todos os membros da família, de avós a crianças pequenas, joguassem juntos. A Família Real é sem dúvida a família mais importante do país, então sentimos que eles precisavam ter uma cópia do novo jogo. Mas pensamos que Sua Majestade, a Rainha, não gostaria de jogar em nenhum console antigo, então um console de ouro especial foi encomendado”.
Mas, pela Equipe de Correspondência do Palácio ser extremamente rígida, por razões de segurança, o console nunca chegou às mãos da Rainha. Ele foi enviado de volta para os escritórios da THQ, que na época, havia afirmado que o console tinha sido entregue e estava dentro do Palácio. Quando a THQ faliu, em 2012, o console dourado saiu do radar, e ninguém mais soube sobre seu paradeiro.
Em 2017, no entanto, um colecionador especializado em hardwares de desenvolvimento mostrou o console, que havia obtido de um contato na THQ. Ele vendeu o console, posteriormente, e agora está disponível para venda no site de leilões.
O “The Golden Wii” é um console banhado a ouro 24 quilates, mas que já contam com marcas do tempo, como o controle com lascas espelhadas no chamamento de ouro. O comprador terá direito a o console, um controle, uma cópia do Big Family Games, barra de sensores e os cabos necessários. Também acompanhará uma carta de procedência atestando sua história e autenticidade.
Curiosamente, não é o primeiro produto “dourado” da Nintendo. Claro que a Big N jamais vendeu consoles banhados a ouro, mas em 1998, para promover seus consoles em meio à Copa do Mundo na França, vendeu edições especiais do Nintendo 64 e Super Nintendo, com International Superstar Soccer incluso e controles dourados. Além disso, os games Zelda sempre tiveram cartuchos dourados especiais.