O que considerar ao iniciar um estúdio de jogos

23 de maio de 2022
O que considerar ao iniciar um estúdio de jogos
Photo: Unsplash

Começar um negócio é difícil e esta prática no mercado de jogos não é exceção. É comum neste ramo que os fundadores tenha pouca ou nenhuma experiência em negócios. Por isso, aqui estão algumas dicas para startups na área de desenvolvimento de jogos.

Começar um negócio no mercado de jogos pode ser muito difícil. Mesmo que alguns já tenham uma experiência significativa e uma rede de colaboradores, a experiência comercial continua a ser um desafio. Isto significa que muitos novos empresários estão entrando em uma área desconhecida e aprendem conforme as situações vão acontecendo.

Colegas, parceiros e partes interessadas também são fundamentais para o aprendizado no início deste processo. Cada vez mais uma excelente variedade de programas oferecem suporte nos passos iniciais para ingressar no setor. Por exemplo, você pode obter ideias para o nome da sua empresa de jogos aqui e garantir visibilidade imediata nas redes através de orientação e algoritmos especializados para imprimir a identidade da sua empresa à primeira vista.

É errando que se aprende, mas nos negócios pode não existir uma segunda chance!

Começar um negócio toma conta de sua vida, com frequência é algo para a vida toda. É um compromisso enorme e todos que iniciam um negócio têm uma razão para fazê-lo e uma visão do que deseja alcançar. Algumas dicas para startups de desenvolvimento de jogos foram comentadas por Ella Romanos, da Fundamentalmente Games. Esta é uma perspectiva relevante, já que Ella fundou três empresas na indústria de jogos ao longo de 14 anos, onde pôde aprender muitas lições!

Ella menciona que estas são alguns pontos que ”gostaria que alguém tivesse me dito quando comecei meu primeiro negócio”. Uma das principais dicas é transformar suas frustrações em novos desafios. Como novo no ramo, você estará lidando com problemas constantemente. Dinheiro, projetos, clientes, recursos humanos ou parceiros, tudo pode trazer frustrações. Ella relata que os criadores com maior probabilidade de sucesso são aqueles que enfrentam os problemas de frente, como verdadeiros desafios a serem superados.

O que considerar ao iniciar um estúdio de jogos

Um passo de cada vez

O desejo de fundar grandes jogos move muitos iniciantes no ramo. Mas fazer grandes jogos do zero requer experiência, recursos e dinheiro. Muitas vezes é melhor experimentar, praticar e esperar o melhor momento até que você tenha experiência e recursos maduros o suficiente para realmente executar a sua criação com a justiça que esse jogo merece.

A maioria das startups de jogos são fundadas devido ao desejo de fazer grandes jogos, mas acelerar o processo para estrear no mercado com o jogo dos seus sonhos pode não ser a melhor decisão. Esta é outra das dicas de Ella, que também menciona a importância de definir o quão arriscado você deseja ser.

Ella salienta que o apetite por risco não é estático, não é algo que você pode definir quando inicia o negócio e apenas assumir que sempre será o mesmo. Uma disposição para assumir riscos, quando não se tem grandes compromissos e pode voltar para a casa dos pais é diferente do risco de quem tem filhos e uma hipoteca, lembra a empresária.

Comente nas redes sociais