Embracer Group lança um enorme projeto de preservação de video games
A preservação de video games, como muito já discutimos, parece um sonho distante que é empurrado cada vez mais para longe pela própria indústria, que demonstra um descaso enorme com a própria história dos video games em si. Felizmente a Embracer Group, a antiga THQ Nordic (e a empresa que comprou os estúdios de Tomb Raider e Deus Ex da Square Enix) lançou um imenso projeto de preservação de games e consoles físicos!
O projeto, nomeado Embracer Games Archive, tem por objetivo “arquivar e salvar o máximo possível da indústria de video games“. Isso significa coletar e armazenar tudo o que for relacionado a video games. E o projeto, que acabou de ser lançado, já está dando muitos frutos, pois já juntou uma coleção de mais de 50 mil itens físicos diferentes, incluindo games, consoles e acessórios!
Um dos objetivos do projeto é a criação de um banco de dados e a catalogação de todo esse acervo até o final do ano, além de tentar forjar colaborações com instituições e museus para dar seguimento a esse trabalho de preservação. Além disso, parte do acervo será exibida ao público na sede da Embracer Games Archive, em Karlstad – Suécia, e outros pontos ao redor do mundo (ainda não detalhados).
O CEO do projeto, David Boström, deixou claro o seu objetivo em preservar a história dos games, tanto pelo passado, como pelo futuro. Em suas palavras:
“Imagine um lugar onde todos os video games físicos, consoles e acessórios estão reunidos no mesmo lugar. E pense no tanto que isso significaria para a cultura do games e em como isso possibilita a pesquisa de video games. Essa jornada apenas começou e nós ainda estamos em seus primeiros estágios.
Na Embracer Games Archive, nós acreditamos que os games carregam uma herança que vale a pena ser celebrada e protegida para o futuro. Nosso objetivo é claro – Nós queremos arquivar e salvar o máximo possível da indústria de video games.”
Se quiser saber mais do projeto, acesse seu site oficial, em que você pode conferir mais informações e imagens do acervo, com essas que você viu acima. Além disso, a Embracer Group deseja entrar em contato com colecionadores que possam ter algumas relíquias que estejam dispostos a vender.
(Via: Eurogamer)