Phantasy Star de Master System receberá nova versão em português em formato reprô
Phantasy Star fez história no Brasil por ser um dos primeiros games totalmente localizados em nosso idioma. Com um excelente trabalho da Tec Toy, que entendeu que o RPG poderia oferecer dificuldades para os jogadores devido ao idioma, a empresa traduziu o game, e trouxe um produto 100% em português, em dias que tal localização era exceção.
E, atualmente, com a onda de games retrô forte, com vendas de consoles originais, consoles retrô modernizados e cartuchos reprogramados, Phantasy Star retornará com uma nova versão. Mas desta vez, feita por fãs, em caráter reprô.
Cartuchos reprô são cartuchos novos, que reproduzem algum game do passado, mas que trazem ao comprador a mesma experiência do passado. Assim, os cartuchos costumam seguir o mesmo padrão dos consoles antigos, contam com a mesma etiqueta, e ainda acompanham caixa, manual e alguns outros brindes, como pôster.
Chamado de “Phantasy Star GameBox Collection Edition”, o game, anunciado pela loja Retrô Games em parceria com o colecionador Ricardo Wilmers, terá os seguintes recursos:
- Cartucho com opção de salvar diretamente na memória;
- Caixa padrão Genesis USA;
- Encarte;
- Manual;
- Catálogo de Jogos / Pôster;
- Artbook;
- Cards e Porta-Cards;
- Certificado de Colecionador – Numerado e Personalizado com o nome da pessoa.
O game estará em português, mas não com a tradução da Tec Toy, do jogo lançado em 1991. Neste caso, o game acompanhará uma nova tradução, feita em 2017 pelo ROMhacker conhecido por Mad Dentist. O Phantasy Star reprô está em pré-venda, pelo valor de R$ 489, com um conjunto de mapas em tecido acompanhando os compradores do game.
Por se tratar de uma versão rara, uma vez que foi desenvolvido apenas para o mercado brasileiro, que era muito menor do que atualmente, cartuchos originais de Phantasy Star em português, feitos pela Tec Toy, custam uma pequena fortuna entre os colecionadores por ser, verdadeiramente, um item raro hoje em dia.