Notebook Gamer: Vale a pena o investimento?
Os dispositivos com performance voltados para quem deseja um bom desempenho nos jogos online passaram a ganhar um grande número de adeptos, fazendo com que os modelos de notebooks tivessem inúmeras versões.
Porém, um notebook gamer também recebe uma série de apetrechos que para muitos é considerado “perfumaria”, como as luzes RGB e outros aspectos visuais. O que faz muitas pessoas se perguntarem: investir em um notebook gamer vale a pena?
Notebook gamer ou um PC?
Para responder essa questão vamos retirar o elefante branco da frente e abordar o tema sobre a compensação de dispor de um PC ou notebook gamer.
Em relação ao desempenho, não há dúvida que dispor do espaço maior proporcionado pelo gabinete do PC garante mais possibilidades, o que assegura um desempenho melhor, permite rodar jogos mais pesados ou com os gráficos no máximo, e ainda executa tarefas em simultâneo.
Ou seja, caso deseje um dispositivo robusto para rodar os jogos mais pesados na configuração máxima e ainda fazer transmissões de lives, é melhor investir em um PC.
No entanto, se você deseja jogar jogos mais casuais, ou até mesmo alguns de última geração, mas está disposto a abdicar dos gráficos no máximo para ganhar mais mobilidade e espaço, um notebook gamer é sem dúvidas uma boa opção.
Qual o valor de um notebook gamer?
No que se refere ao investimento, tenha em mente que ele é proporcional, e é possível encontrar um notebook gamer minimamente competente em uma ampla gama de valores, desde algo em torno de R$ 6 mil, com um Notebook IdeaPad Gaming 3i Intel Core i5-10300H até próximo aos R$ 8 mil com um Notebook Gamer Predator Helios 300 PH315-53-52J6.
Quando comparado a um PC gamer, os valores em relação ao hardware entregue são relativamente mais caros, isso porque as peças de um notebook são mais caras que de um computador convencional, devido a uma série de fatores, mas principalmente pela engenharia necessária para ocupar um espaço menor.
Essa métrica também pode sofrer com algumas variáveis de mercado, como a crise dos semicondutores, ou até mesmo as medidas de isolamento social para conter o avanço da pandemia, onde o grande número de home-office fez com que o valor dos notebooks subirem consideravelmente.
Por que optar por um notebook gamer?
Dado que um notebook gamer é mais caro que um PC, e quando comparado esse investimento em relação à performance, ele ainda entrega um desempenho inferior, o questionamento passa a ser as razões que levam a procura de um dispositivo portátil.
A razão principal está justamente nessa facilidade de transporte e um volume reduzido proporcionado por um notebook gamer.
Ou seja, contar com um notebook gamer permite que você jogue o seu game favorito em praticamente qualquer lugar. Outro motivo bem conveniente é dispor de um equipamento para redundância, que entra em ação quando não é possível utilizar o PC, seja devido a alguma manutenção ou simplesmente durante uma viagem.
Portanto, vale a pena investir em um notebook gamer, desde que as razões para optar por um dispositivo deste estejam relacionadas a sua mobilidade e espaço reduzido que ele necessita.