Hideo Kojima comenta que seu próximo game é “quase como uma nova mídia”

27 de outubro de 2022
Hideo Kojima comenta que seu próximo game é "quase como uma nova mídia"

Ontem, o site The Guardian publicou uma entrevista feita com Hideo Kojima, dentro dos escritórios da Kojima Productions em Tokyo, conversando sobre o trabalho, a presença online do diretor, bem como como é para ele ser independente na indústria, sendo chefe de seu próprio estúdio, formado há 7 anos. Além é claro, de falar sobre o futuro.

A entrevista possui muitos comentários muitos interessantes, em especial relacionado a forma como Kojima “previu” o futuro em seus games, como ao prever o enorme fluxo de informações, controle de narrativa e desinformação em Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty. Sendo que o próprio Kojima foi vítima do fluxo de informações no meio digital, ao ser falsamente acusado como o assassino do Primeiro Ministro japonês Shinzo Abe, em julho. Essa fake news, criada num fórum do site 4chan, foi replicado como notícia verídica por políticos e veículos midiáticos na Itália, Grécia e Irã, o que obviamente impactou negativamente o diretor.

Outra previsão mencionada foi o isolamento e a dependência dos serviços de entrega, consequências da pandemia da Covid-19, e que foi abordada, antes da própria pandemia se iniciar, em Death Stranding, lançado em 2019.

Algo muito interessante da conversa é sobre como foi a vida de Kojima após sua saída muito problemática da Konami, com o estúdio chegando a proibir que Kojima aparecesse publicamente e até mesmo que tivesse acesso a internet e telefone dentro de seu estúdio. A reportagem ainda menciona que A Konami chegou a colocar empregados para vigiar Kojima e ver quem estava trabalhando com ele.

Após sair da Konami, Kojima conta que tudo mudou drasticamente em sua vida, ele não conseguia mais nem mesmo fazer um cartão de crédito e seu próprio banco não o deixava sacar seu próprio dinheiro. Ele conta que era como se ele nunca tivesse criado nada em sua vida, como se seu trabalho até então não importasse. Ele conta ainda que, quando fundou a atual Kojima Productions e tentou alugar um andar no prédio que atualmente se encontra seu estúdio, seu pedido foi negado por ele ter se tornado independente. Foi apenas graças a um dos donos do prédio, que é fã dos games de Kojima, que ele pode conseguir alugar o local em que hoje é seu estúdio.

A conversa segue-se sobre redes sociais, criatividade, a amizade que Kojima fez com vários atores e diretores de Hollywood. Além de contar sobre, após sair da Konami, como ele se sentia mal ao lembrar ou falar de suas antigas criações, que agora não estão mais em seu controle ou poder. Ele comenta que somente nos últimos meses ele passou a apreciar novamente seus trabalhos passados ao ver gerações novas jogando seus games.

Por fim, falando em games, Kojima comentou brevemente sobre um de seus próximos games, como sendo um game que ele sempre quis fazer mas nunca pode, pois a tecnologia ainda não havia alcançado o nível que ele desejava. Esse game possivelmente é o que está sendo criado em parceria com a Xbox, utilizando a tecnologia do Xbox Cloud.

Segundo ele, esse novo game “é quase como uma nova mídia”, elaborando que “se for bem sucedido, irá remexer com tudo – não apenas a indústria de games, mas a indústria de filmes também”. Kojima ainda fala sobre o desafio de se criar algo novo pela primeira vez, mencionando que para os primeiros tudo é sempre mais difícil, mas o segundo e terceiro a replicar uma novidade normalmente são os que mais se dão bem comercialmente, mas que ele deseja ser o primeiro.

Não sabemos nada sobre esse novo game, fora rumores de que possivelmente é um game de terror chamado Overdose. E, recentemente, Kojima revelou estar trabalhando com a atriz Elle Fanning em um de seus games, mas ainda não sabemos em qual projeto ela está envolvida, se é o suposto Overdose, ou então Death Stranding 2, que o próprio Norman Reedus deixou escapar que está em produção.

(Via: The Guardian)

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

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