Realidade virtual: o próximo passo da imersão nos videogames

4 de julho de 2011

Realidade virtual: o próximo passo da imersão nos videogames

A realidade virtual foi uma tecnologia que começou a tomar forma na década de 80 e saiu dos filmes de ficção científica para os jogos de videogame. Alguns games tentaram algumas experiências mais imersivas utilizando óculos e capacetes especiais, mas a tecnologia da época simplesmente não era boa o suficiente para isso.

Agora que o 3D já se popularizou, algumas empresas já planejam o próximo passo na escala evolutiva da imersão. E a realidade virtual é o próximo passo nesta evolução.

A Sony já está trabalhando em um visor de realidade virtual, que é aquele da foto que ilustra este post. Considerando que a Sony é a mãe do Playstation, é lógico pensar que os games seriam grandes beneficiados com esta tecnologia.

Segundo Mick Hocking, o chefe do departamento 3D da Sony, agora é a hora de investir em realidade virtual. “Agora temos o poder para fazer isso, temos displays com a resolução necessária e o poder de processamento para atualizar os gráficos em tempo real, proporcionando uma experiência muito imersiva utilizando o visor com display nos games em um futuro não muito distante”.

Se este conceito ainda não está muito claro para você, saiba que já tem gente investindo pesado neste futuro nem tão distante. Confira abaixo um vídeo feito este final de semana em uma conferência de tecnologia no Japão:

O visor pode ser um trambolho, mas sem dúvida está funcionado razoavelmente bem na prática.

Como gamers, vamos torcer para que a realidade virtual chegue logo e propicie experiências ainda mais ricas e imersivas no mundo dos games!

(Via: Games Radar)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais