Análise Arkade – Sackboy: A Big Adventure brilha nos PCs com muito carisma e beleza

17 de novembro de 2022
Análise Arkade – Sackboy: A Big Adventure brilha nos PCs com muito carisma e beleza

Lançado originalmente em 2020 para Playstation 4 e 5, Sackboy: A Big Adventure é a primeira empreitada da Sumo Digital levando nosso querido protagonista de LittleBigPlanet para um jogo de aventura e plataforma próprio. Chegando dois anos depois aos PCs, o game possui alguns conteúdos extras interessantes, bem como uma performance muito boa.

Entre as novidades padrões presentes nos ports de games da Sony para PC, como fora o caso mais recente de God of War, Marvel’s Spider-man Remastered e Uncharted: Legacy of Thieves Collection, temos em Sackboy: A Big Adventure uma performance superior a do PS5 em vários aspectos. Mas vamos falar sobre tudo isso nessa análise completa.

Análise Arkade – Sackboy: A Big Adventure brilha nos PCs com muito carisma e beleza

A grande aventura agora no PC

Sackboy: A Big Adventure foi um dos primeiros games da casa a chegarem ao PS5, mesmo que com uma versão de PS4 ainda disponível. Lançado em novembro de 2020 – e já analisado aqui no Arkade – o game teve o peso de convencer a ser jogado na nova geração, ao invés de manter seu console antigo. Com isso, vemos um empenho considerável da Sumo Digital para levar uma experiência robusta e nova que encaixa muito bem no PC.

Quanto à história, Sackboy: A Big Adventure, se permite ser despretensioso e de qualidade, não fugindo do padrão de chamada para a aventura já tradicional em games de plataforma. Mas faz essa chamada de modo muito carismático e leve. Uma leveza que jamais pode ser confundida com pequenez, já que o desenrolar do game lembra bastante filmes de animação de excelente qualidade.

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No enredo, um terrível vilão chamado Vex invade o chamado Artemundo (o planeta da raça de Sackboy. Nessa invasão, ele rapta todos os amigos do protagonista com o intuito de construir um aparelho que vai transformar o planeta em um lugar devastado.  Assim, depende de Sackboy resolver o problema, com algumas ajudinhas pelo caminho e muita exploração.

Por ser uma aventura fechada em si mesma, com uma excelente dublagem em pt-br (como é tradicional já dos games da Sony) e muito carisma, é um dos melhores games da franquia para ser introduzido ao Sackboy e seu pequeno grande mundo. Levar esse enredo aos PCs de fato é um acerto e tanto.

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Melhorias pouco perceptíveis

A versão de PC de Sackboy: A Big Adventure consegue evoluir alguns padrões de qualidade do game presentes principalmente em sua versão de PS5. Isso porque, por exemplo, o 4K agora é nativo ao invés de dinâmico, além da taxa de quadros por segundo permanecer desbloqueada. Ainda temos também opções de ray tracing variadas e customizáveis, fechando é claro com a tecnologia de DLSS da NVIDIA utilizada para apriomrar imagens renderizadas em resoluções menores.

Tudo isso dá um primor técnico ao game excelente, que consegue superar a qualidade (que já era alta) presente no PlayStation 5. Entretanto, é preciso ir além das características técnicas aqui e analisar um pouco a experiência do usuário. Isso porque Sackboy tem algumas diferenças bem grandes se comparado aos últimos lançamentos de PC da Sony, como Spider-man e Uncharted por exemplo.

Análise Arkade – Sackboy: A Big Adventure brilha nos PCs com muito carisma e beleza
De perto é que vemos o quão bonito Sackboy: A Big Adventure de fato é!

A principal diferença é o seu enquadramento: enquanto em games como os citados acima temos um enquadramento de câmera bem mais próximo dos personagens, com tomadas cinematográficas incríveis e muitas oportunidades de observar os detalhes tanto do avatar quanto do mundo em si, em Sackboy: A Big Adventure tudo fica mais distante em tomadas abertas e com pouca oportunidade para ver detalhes.

A coisa só muda quando paramos o game para brincar com o próprio Sackboy em tomadas muito próximas dele, nas quais, aí sim, podemos observar detalhes e texturas e ficar de queixo caído. Mas na maior parte da jogatina, toda essa tecnologia e primor envolvido não vai ser de fato apreciado pelo jogador, ele está lá, mas as diferenças para o PS5 serão perceptíveis apenas para os olhares mais críticos mesmo.

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O brilho de se usar o Dualsense

Sackboy: A Big Adventure nos PCs traz uma boa variedade de controles e configurações disponíveis, indo do teclado e mouse até o Dualsense do PS5 (que é compatívei com PCs nativamente já há algum tempo). Mas é no controle do PlayStation 5 que o game de fato alcança seu ápice, uma vez que todos os efeitos e texturas táteis presentes na versão de PS5 também estão presentes na versão de PC.

O próprio game, ao ser iniciado, recomenda que seja jogado utilizando um Dualsense. E ao experimentar o game com esse controle entendi o motivo: as fases de Sackboy: A Big Adventure são repletas de interações e texturas que são muito bem exploradas pela gama de sensações táteis possíveis no Dualsense. Desde grama alta até gelo, passando por baforadas de vento e até a coleta de orbes, tudo é sentido muito bem pelo controle.

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Claro que não jogar o game com o Dualsense nem de longe estraga a experiência. Ele ainda pode ser jogado com controles genéricos ou então aqueles do Xbox e do PS4 por exemplo. Mas a sensação tátil presente não será sentida com tanta qualidade assim. Obviamente por limitações de hardware nesse caso.

Lançamento tímido

Acho que já chegamos à conclusão de que Sackboy: A Big Adventure é um baita jogo que pode ser um excelente acréscimo para a coletânea de games de aventura disponíveis no PC, certo? Porém, seu lançamento nas plataformas fora da Sony foi um tanto conturbado, uma vez que o game se tornou a pior estreia de um jogo da Sony nos PCs até hoje. Registrando números baixíssimos de jogadores em sua estreia.

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As skins dos personagens mais famosos da PlayStation são muito fofas, mas não fazem milagre.

Os motivos para isso são variados e nenhum deles gira em torno da qualidade do game, que é excelente. A questão primeira é: nem de longe Sackboy tem a mesma popularidade que outras franquias da Sony para fora do console como é o caso de Kratos, Peter Parker e Nathan Drake por exemplo. Isso por si só já deixa o público dos PCs um pouco afastado do game.

Mas além disso, a Sony ainda precisa alinhar melhor alguns lançamentos de ports para PC pensando mais no público do PC e menos na lógica dos consoles. PCs são conhecidos por ter games muito mais acessíveis financeiramente do que os consoles. E isso diz tanto de preços em si (lançar um game de dois anos atrás a R$250,00 no PC pode ser um tanto arriscado), quanto também das ofertas.

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Sackboy: A Big Adventure é um jogo excelentíssimo de se jogar em multiplayer para até quatro jogadores e não existe nem uma espécie de pacote de amigos com preços mais camaradas (o que é tradicional na Steam por exemplo). Nem ao menos a opção de Remote Play, que permite que um amigo seu jogue seu jogo à distância junto contigo sem a necessidade de adquirir uma cópia está presente. Tudo isso são artifícios ausentes no lançamento de Sackboy que poderiam ajud´á-lo a se tornar um pouco mais atrativo nos PCs, uma vez que a concorrência é bem maior por aqui.

Ainda um bom acréscimo aos PCs

Apesar dos pesares, Sackboy: A Big Adventure ainda é incrível nos computadores. As mais de 50 fases do game são incríveis, cheias de cor, carismáticas e com músicas estupendas. A repetitividade é uma palavra que não existe por aqui. Além disso, se for possível jogá-lo com um Dualsense e com multiplayer (local ou online), aposto que sua experiência será ainda mais divertida e leve.

Porém, o lançamento tímido e com números baixíssimos de jogadores mostra como a PlayStation Studios precisa repensar seu cronograma de ports para PCs. Não só garantir que um lançamento não ofusque o outro (como pode ter acontecido aqui com Uncharted que foi lançado a menos de um mês) como também pensar que o perfil do público de PCs pode não ser o mesmo dos consoles.

Sackboy: A Big Adventure foi originalmente lançado em novembro de 2020 e chegou aos PCs em 27 de outubro de 2022 (via Steam e Epic Games). Para esta análise rodamos o game em um notebook gamer com processador i5-9300, 24GB de memória, placa de vídeo GTX 1650 (4GB) e SSD M2-2280 de 512gb com um dualsense.

Gilson Peres

Gilson Peres é Psicólogo, Mestre em Comunicação e aqui no Arkade fala principalmente sobre Realidade Virtual, jogos de PC e novas tecnologias desde 2019.

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