Cinco livros sobre videogames para você conferir
O mundo dos games já está entrando para o meio século de história, ao menos enquanto indústria. Do conceito de videogame, a história vai ainda mais longe, com várias pessoas contando suas histórias sobre épocas únicas deste universo tão grande e já com tanta coisa que aconteceu, entre games, consoles e desenvolvimentos.
Para conferir alguns destes momentos, separamos cinco livros para você dar uma chance. Livros que falam de momentos desta história, seja no macro, ou seja, sobre a indústria em si, quanto no micro, o que pode se incluir até causos e histórias dos bons e velhos dias nos quais a gente jogava videogame nas locadoras ou alugando fitas por um final de semana.
Videogame e violência
Salah H. Khaled Jr. – R$ 36,30
Escrito por Salah H. Khaled Jr., que possui formação acadêmica em Criminologia, Direito Penal e História, o livro combate a ideia de que “jogos violentos provocam agressividade”, tratando do tema “videogame e violência” de forma crítica. Com o intuito de combater o discurso falso (e gritado) por jornais sensacionalistas ou políticos interessados em manter narrativas para as suas bases, o autor sustenta falhas metodológicas em pesquisas que lidam com o tema, que não conseguem apontar que, de fato, os videogames violentos tornariam as pessoas mais violentas.
Muito Além Dos Videogames
Luiz Miguel Gianeli – R$ 39,58
A proposta deste livro é levar o leitor de volta aos bons e velhos tempos dos videogames mais simples, do final de semana com amigos, das locadoras e muito mais que apenas os anos 90 poderiam oferecer. São 26 crônicas de pessoas de todo o Brasil, onde são compartilhadas as memórias envolvendo amigos, videogames e histórias. O livro se torna interessante por, mesmo em culturas locais tão únicas, trazer lembranças vividas pelo leitor, mesmo que com algumas diferenças.
Videogame, a evolução da arte
João Varella, Cecilia Arbolave, Gustavo Piqueira, Samia Jacintho, Casa Rex – R$ 40,00
Muito se diz sobre “videogames são arte”, mas os debates, geralmente, são muito rasos, ou falados apenas em momentos específicos, sem conexão real com o que “é arte”. Este livro, no entanto, busca apresentar os videogames, desde os dias de Pong até os dias de League of Legends, passando pelas eras de 8-bits, jogos tridimensionais dos anos 90 e tantos outros momentos da história, como expressão artística, seja ao contar histórias, trazer conceitos ou apresentar uma maneira nova, através da interatividade, de se expressar artisticamente.
Sangue, suor e pixels
Jason Schreier (traduzido por Guilherme Kroll) – R$ 27,11
Obviamente, a maioria esmagadora das pessoas veem os games apenas prontos, em sua plenitude, entre games medianos e aqueles que entraram para a história. Mas os bastidores podem ser mais obscuros do que imaginamos, daquilo que pra muita gente é o “emprego dos sonhos”. O famoso livro do também famoso Jason Schreier fala sobre a indústria do videogame, de uma forma mais profunda que, segundo sua descrição, é “uma homenagem aos entusiastas hiperdedicados e heróis sem nome que escalam montanhas e enfrentam epopeias perigosas na vida real para criar os melhores jogos de todos os tempos”.
Videogame Pandemia
2020 foi um ano totalmente atípico e inesperado. A pandemia de covid-19, que ceifou inúmeras vidas, e fez com que boa parte do planeta vivesse de forma confinada, trouxe situações únicas, na vida de pessoas, governos e organizações. E, entre vários universos, a indústria dos games também passou por momentos únicos. O autor busca, com este livro, aprofundar a ideia de videogame dentro do contexto pandêmico, ao combinar arte, economia e tecnologia.
O livro aborda várias questões destes dias, como a recepção de jogos muito aguardados e novos consoles, até questões que envolvem representatividade e acessibilidade. Como as telas foram o meio de entretenimento de milhares de pessoas, os games tiveram papel importante durante os dias de confinamento, em várias questões abordadas neste livro.