Chessarama é um promissor puzzle brasileiro inspirado no xadrez
Chessrama é um game independente brasileiro bem interessante, que chegará em 2023. Feito pelo Minimol Games, o game que é sobre xadrez também será um dos patrocinadores do Champions Chess Tour, o maior torneio de xadrez online do mundo. O game também patrocinará a cobertura do chess24, durante o Campeonato Mundial da FIDE.
O jogo oferecerá, de acordo com seus desenvolvedores, um “mundo premium de jogos minimalistas”, onde será possível desbloquear colecionáveis e competir uns contra os outros, em uma tabela de classificação. Os cenários do xadrez foram reimaginados, permitindo até cultivar curral, lutar contra um dragão, ou um Ronin do Japão feudal.
Um nome por trás do game é o de Raphael Dias, desenvolvedor e Ph.D em Física, fã de xadrez desde a adolescência. Conforme o próprio, “o xadrez não só o levou a ter uma mentalidade mais estruturada e disciplinada em sua vida como estudante e profissional, como também lhe ensinou valores como respeito e paciência”.
Assim, fundou o Minimol em 2019, buscando desenvolver jogos minimalistas baseados no xadrez. Foram 30 lançamentos de pequenos games, com mais de 250 mil cópias vendidas, e médias de críticas positivas acima dos 85%. Com este know-how, acharam que era hora de dar um passo a mais, focando no Chessarama, que é o título mais ambicioso do estúdio.
Pois o game não é nada mais, nada menos, do que uma “reinvenção” do xadrez, com regras próprias, dioramas e designs. Para entender melhor como é o jogo, veja o trailer abaixo: