Análise Arkade: Marvel’s Spider-Man Miles Morales no PC é mais um ótimo acerto!
Seguindo a empreitada da PlayStation Studios nos PCs, chega até nós hoje a versão de PC de Marvel’s Spider-Man Miles Morales. Lançado originalmente para PS4 e PS5 em 2020, o game é uma continuação da história de Marvel’s Spider-Man, dessa vez, tendo um novo amigão da vizinhança como protagonista.
O game chega aos PCs alguns meses após a remasterização do primeiro jogo do miranha, do qual já falamos aqui no Arkade.
Tendo já uma melhoria gráfica sutil em relação ao primeiro game da franquia, Marvel’s Spider-Man Miles Morales foi um dos primeiros games disponíveis para o PS5, esbanjando evoluções gráficas como o já conhecido Ray Tracing e otimizando a performance do carregamento da cidade. Nos PCs, não dá pra esperar menos de um game tão bonito tecnicamente, mas será que ele vale a pena ainda? Pois bem, confira tudo sobre mais este port da Sony em nossa análise completa!
Alguns meses depois…
Marvel’s Spider-Man Miles Morales se passa alguns meses após os acontecimentos finais de Marvel’s Spider-Man, e lida com a descoberta de que Miles Morales, um estudante que ajudava a Tia May, acabou se tornando um super-herói também. Isso é trabalhado muito bem na introdução do jogo, criando-se uma desculpa bem despretensiosa para que Peter Parker se ausente e deixe Miles brilhar sozinho em sua história própria.
O problema é que, após os acontecimentos do primeiro jogo, Miles e sua mãe se mudam para o Harlem, outro bairro de Nova York. Com isso, o garoto precisa não só se adaptar à nova vizinhança assumindo o papel de um jovem normal, como também precisa se provar como o “outro spider”, já que a população ainda não confia nele como confia em Peter Parker. E só por aí o jogo já mostra que por trás do enredo de mais uma vez salvar a cidade, temos uma história muito humana de um jovem tentando se adaptar.
Lançar esse game alguns meses após o sucesso de Marvel’s Spider-Man Remastered nos PCs foi um acerto e tanto. Isso porque, ao contrário do que aconteceu com Uncharted, os jogadores poderão curtir a história na ordem certa. Com a aventura do primeiro cabeça de teia já consolidade em plataformas como a Steam e a Epic, já se criou uma base de jogadores digna para que Miles Morales possa brilhar.
Além disso, mesmo que a história de Miles Morales sirva de continuação e spin-off dos eventos do primeiro jogo, sua história funciona de forma independente sem que seja obrigatoriamente necessário ter jogador o título de Peter para entender o que se desenrola no segundo jogo. Afinal, aqui temos, além do protagonista, personagens secundários, vilões, colecionáveis e um enredo totalmente novo e que respira sozinho.
Miles Morales brilhando no PC
Marvel’s Spider-Man Miles Morales, assim como o seu antecessor, consegue brilhar lindamente nos PCs mais potentes. Arrisco dizer que seu desempenho é ainda melhor que o da remasterização do game de 2018. Isso porque Miles Morales foi construído já pensado para utilizar bem o PlayStation 5, trazendo resoluções 4K dinâmicas, uma alta taxa de quadros e tecnologia Ray Tracing para reflexos de primeira.
Nos PCs, obviamente, tudo isso foi ainda mais aprimorado. Nada de muita novidade por aqui se você já acompanha os lançamentos recentes da PlayStation Studios para PCs, mas em Miles Morales é como se tudo fosse ainda mais belo. O pessoal da Insomniac conseguiu fazer uma Nova York cheia de neve ser igualmente fria e repleta de cores. Os uniformes de Miles saltam aos olhos enquanto os poderes luminosos do teioso e de seus inimigos complementam a tela com efeitos luminosos incríveis.
Isso tudo por conta das opções de ray tracing para vários níveis de qualidade de reflexos que ainda contam com a adição de sombras geradas pela luz do sol ou da lua em ambientes externos. Com isso, Marvel’s Spider-Man Miles Morales possui uma renderização de sombras com graduações mais suaves.
Por trás de toda essa qualidade técnica, temos algumas compatibilidades com placas NVIDIA que fazem toda a diferença. Isso porque Marvel’s Spider-Man Miles Morales é compatível com as tecnologias mais recentes de aumento de desempenho com upscaling, incluindo a NVIDIA DLSS 3, da qual já comentamos aqui no site, mas que usa inteligência artificial para ajudar na renderização de imagens. Para os mais exigentes, o game ainda faz uso da DLSS Super Resolution, DLSS Frame Generation e o NVIDIA Reflex para impulsionar a taxa de quadros assustadoramente.
Conteúdo de primeira, mas nada novo
Marvel’s Spider-Man Miles Morales é um baita acréscimo para a coletânea de excelentes jogos de PC, seja pelo peso que a franquia do teioso possui, seja por este ser uma continuação de um dos melhores games de super-heróis da atualidade. Entretanto sua chegada aos PCs não vem com o mesmo peso que a remasterização do primeiro Spider-Man teve, e isso se deve ao conteúdo disponível.
Novamente falando: o conteúdo de Marvel’s Spider-Man Miles Morales é excelente e nem de longe poderia ser encaixado em uma mera DLC. Aqui temos uma história completamente nova, com personagens novos, mecânicas de combate novas e um protagonista que consegue brilhar sozinho. Mas quando falamos de jogatina, temos bem menos tempo de jogo aqui do que tínhamos na remasterização que chegou no meio do ano.
Parte da discrepância, sendo sincero, é injusta. Marvel’s Spider-Man teve nada menos que três bons DLCs com missões extras e novos personagens que acrescentavam mais dinamismo a Nova York do game. Já Miles Morales não teve nem sequer uma DLC com conteúdo extra. Nada de novos inimigos ou missões. Desse modo, tudo que temos disponível nessa versão de PC é exatamente o mesmo conteúdo que tínhamos em seu lançamento lá em 2020.
Isso faz ele ser muito mais próximo em comparação, nesses termos, com a versão de PC de God of War (que também chegou esse ano). Uma vez que igualmente não temos uma “versão completa” ou um “pacote deluxe” desses games simplesmente pelo seu conteúdo se resumir a tudo que fora lançado no “day one” de cada um. Isso é um problema? Absolutamente não. Mas é importante que os jogadores saibam que o conteúdo disponível para jogo em Marvel’s Spider-Man Miles Morales é consideravelmente menor do que o visto no primeiro game.
Ótimo motivo para voltar a lançar teias
Marvel’s Spider-Man Miles Morales mostrou que as aventuras do amigão da vizinhança pelas mãos da Insomniac tem muito a oferecer ainda. Principalmente se pensarmos que Marvel’s Spider-Man 2 já é uma promessa grandiosa com a esperada união de Miles e Peter numa aventura em conjunto.
Dito isso, ter a oportunidade de viver (ou reviver) as aventuras de Miles no PC com adaptações tão boas é pedida obrigatória para todo fã do teioso!
Marvel’s Spider-Man Miles Morales foi lançado originalmente em 2020 para Playstation 4 e Playstation 5 e chega hoje, dia 18 de novembro de 2022 aos PCs pela Steam e Epic. Para esta análise, usamos um PC Gamer com processador i5-12400, 16GB de memória, placa de vídeo RTX 3050 (8GB) e SSD de 450gb.