Análise Arkade – Wreckfest para dispositivos móveis leva a demolição para o bolso
Wreckfest chegou em 2018 para os PCs, com uma proposta bem diferente em relação aos jogos de corrida dos nossos dias. Baseados nas corridas de demolição dos EUA, aqui não basta apenas ganhar, e sim destruir os outros carros, evitando que o seu seja destruído. É o mesmo espírito de Destruction Derby, clássico do PS1, que foi “esquecido”, mas ganhou uma espécie de “sucessor espiritual”.
Agora, após ganhar os computadores, e depois os consoles, chegou a vez de Wreckfest ganhar os dispositivos móveis, com versões para iOS e Android. Busca levar a essência do game original para as pequenas telas, embora tenha que lidar com aspectos que só esse universo oferece, como a necessidade de se adaptar para uma infinidade de aparelhos, entre iPhones novos e mais antigos, e os muitos aparelhos Android disponíveis no mercado.
O game em geral, roda bem, com um gameplay adequado. Rodei o jogo no meu iPhone X “velho de guerra”, mais um controle bluetooth para iOS do AliExpress, que funcionou perfeitamente, e nem precisou ser configurado. No toque, o sistema encontrado foi o de “arrastar”, com o dedo arrastando uma espécie de controle, guiando o veículo, mas por aqui é altamente recomendado descolar um controle para jogar.
Os modos de jogo são os mesmos das versões “maiores”, com corridas tradicionais e as famosas arenas de destruição, onde ganha quem “sobrar por último”. O único porém aqui é que pelo menos por hora, a taxa de quadros e bugs são constantes, o que limita um pouco a experiência. As limitações visuais são totalmente compreensíveis, porém as quedas de FPS atrapalham um pouco a experiência.
Entretanto, todo o conteúdo do jogo original pode ser jogado aqui, o que inclui até a inesperada corrida de demolição com sofás com rodas. Há muitas coisa para se fazer no jogo, com uma boa opção de atividades para um jogo móvel. A personalização também está interessante, permitindo que seja no desempenho ou no visual, os carros sejam adaptados para o gosto do jogador.
De forma geral, Wreckfest é um game bem divertido, com sua proposta de “arrebentar e ganhar”, porém no mundo móvel, ao menos no entanto, há ressalvas. Apenas aparelhos mais potentes conseguirão rodar o game sem maiores problemas, enquanto o seu controle, embora personalizável, praticamente faça com que o jogador aproveite o game melhor apenas se usar um bom controle para jogar.
Além disso, as mencionadas quedas de frames, para um jogo de corrida, limitam a experiência. Mas, de forma geral, é um game que agrada, que soma de forma positiva para a biblioteca móvel de jogos de corrida e que, esperamos, tenha os devidos updates para melhorias de desempenho, pois o jogo merece.
Além de consoles e PCs, Wreckfest já está disponível para dispositivos iOS e Android. Nos dispositivos da Apple o game está custando R$ 54, enquanto no sistema do Google é possível comprar o game por R$ 32,99.