CCXP22 – Lupo conta como meias de heróis e personagens se tornaram tendências de moda
Na CCXP22, a Lupo seguiu apresentando suas meias e camisetas de personagens, além de roupas íntimas e outros itens que a empresa de Araraquara costuma vender. Mas desta vez, o espaço estava mais colorido, e isso tem um motivo. É que, segundo a marca, as pessoas entenderam a ideia de se expressar através de meias, o que permitiu designs mais extravagantes e coloridos.
Sejam produtos próprios, ou de personagens licenciados, há muito mais cor, vibração e estilo nas peças, que são usadas por muitos (incluindo os presentes na CCXP22), como parte importante da produção, em pessoas que se interessam por este estilo e gostam de se expressar desta forma.
Conversando com o responsável pela criação das meias, comecei questionando sobre o desafio que é fazer meias criativas com marcas licenciadas. Ele nos disse que a Lupo conta com parceria com a Disney de cerca de 15 anos, o que já garante uma confiança no processo criativo.
Mas, de qualquer forma, há sim o processo de aprovação, com as diretrizes apresentadas e as imagens permitidas para uso. O desafio, no caso, é transferir as imagens oferecidas em um campo de visão menor que é o da meia. “Cada pixel é como se fosse uma agulha, com um campo de 156px x 400px, que vira um borrão, sendo necessário redesenhar tudo, ponto a ponto”.
Mas, além dos produtos criativos, também há a Lupo Urban, onde aí sim a marca pode desenvolver peças com total liberdade. Perguntei se o trabalho com o licenciamento ajuda na hora de desenvolver as próprias peças, e a resposta foi a de que, por estarem conectados à personagens e tendências, eles acabam caminhando para elementos semelhantes, como o tema cyberpunk ou o universo alien, que está em alta, e garante produtos com muitas cores e designs.
Vale lembrar que na BGS a Lupo testou uma ideia que consiste em vender meias exclusivas, com designs nesta temática cyberpunk, ofertando um NFT junto.
Falei também sobre as cores, que estão mais vibrantes em 2022. Em 2019, quando também visitei o espaço da Lupo na CCXP, as meias de personagens já existiam, mas de forma mais tímida, com fundo preto e imagens dos personagens. Mas desta vez, os heróis estão maiores, com mais destaque e, consequentemente, mais estilo.
A resposta foi que a meia mais vendida é a da diversidade, que é a do arco-íris, que representa atualmente os movimentos LGBTQIA+. Mas além da representação social-política das cores, também se leva em consideração que são cores chocantes, as quais as pessoas já usam hoje em dia sem restrição, em comparação com o passado.
A meia do arco-íris, além do público LGBTQIA+, também é muito comprada por pessoas que gostam apenas do estilo das cores, ou mesmo por quem trabalha se vestindo de forma alegre, como palhaços ou os Doutores da Alegria, como foram lembrados.
Foi lembrado também que, após os dias de confinamento na pandemia, houve uma tendência das pessoas abusarem mais das cores alegres, neon ou vibrantes, ou com personagens, justamente para passarem uma mensagem mais alegre, seja pelo retorno ao que fazia anteriormente, ou como uma mensagem de incentivo para as outras pessoas.
E, para o futuro, a Lupo considera que o retorno a estes eventos são importantes para ouvir de forma mais direta os clientes. E um Feedback já coletado, que vai servir para o futuro, é o fato de que as pessoas estão se sentindo mais a vontade para se expressarem através de roupas. Estão usando roupas diferentes, das mais variadas formas, e com isso as meias continuarão sendo uma opção para expressão, seja para mostrar seus personagens favoritos, ou para passar uma mensagem de alegria através de cores vibrantes.