E o jogo baseado em Um Tira da Pesada pro PlayStation 2, hein?
Um Tira da Pesada, ou Beverly Hills Cop, lendário filme de comédia com Eddie Murphy, fez muito sucesso, rendendo uma série de filmes entre 1985 e 1994, sempre com o ator fazendo poucas e boas para resolver os problemas envolvendo criminosos o qual se envolve, sempre usando da sua “astúcia” e maneiras bem peculiares para atingir seus objetivos.
O quarto filme parece que vai sair, pelas mãos da Netflix, mas e o game? Em um tempo onde outros sucessos das telonas apareciam nos videogames, existiu um jogo baseado na história de Axel Foley? Na verdade, existiram dois. Um deles, inclusive, foi lançado em 1990, pelo estúdio britânico Tynesoft. Por ter sido desenvolvido na Europa, naquela época, o game chegou para sistemas populares no continente naquela época, como o Commodore 64, ZX Spectrum ou o Atari ST.
Mas, em 2006, alguém teve a ideia de fazer outro jogo sobre Axel Foley e sua aventura, mas para o PlayStation 2. Quem desenvolveu o jogo foi a Atomic Planet Entertainment e quem publicou foi a Blast! Entertainment. Talvez você nunca tenha ouvido falar da Atomic, mas ela foi um estúdio que, entre 2000 e 2009, trabalhou em sua maior parte com jogos licenciados ou adaptações. E, como a Atomic também era britânica, o game ficou restrito apenas à Europa.
O game em questão permitia o controle de Axel em seis missões, num jogo FPS. A ideia até era boa, pois levaria o jogador a “se sentir no filme” com um gameplay que permitiria tanto a invasão silenciosa quanto a ação desenfreada, mas só a ideia foi boa. Pois o resto do jogo era simplesmente deplorável.
Começando pelo simples fato de que o Axel Foley do game não tinha absolutamente nada a ver com Eddie Murphy, o que mostra que licenciaram apenas o título do filme e não a imagem do ator. Só isso deixa o jogo totalmente descaracterizado e transforma o que poderia ser um jogo muito interessante em mais um FPS genérico de seu tempo. Mas o game ainda poderia ser interessante, de alguma forma. Porém não é.
Para se ter uma ideia, o jogo foi colocado em um CD, o que denuncia a baixa capacidade de dados, além de uma tentativa de baratear a produção. Vale lembrar que 2006 era o ano de auge do PS2, e jogos como God of War II e Gran Turismo 4 já usavam DVD de camada dupla, que dobravam a capacidade de dados. Para piorar, o game era ruim em tudo o que se propôs a fazer. Uma citação sobre este game, que ficou famosa, foi a de Jeff Gerstmann da Giant Bomb, que classificou o jogo como o “11 de setembro dos videogames”.
Mas, de qualquer forma, existe sim o registro de um game de Um Tira da Pesada. A ideia de levar as desventuras de Axel Foley para os games não é ruim. Pelo contrário, se bem explorada, poderia render um game extremamente divertido e viciante. Scarface e Godfather são bons exemplos neste sentido.
Entendo que a visão em primeira pessoa foi mais uma maneira de tirar qualquer referência ao personagem vivido por Eddie Murphy, mas o filme tem “alma de GTA“, o que renderia um jogo de mundo aberto bem interessante, e engraçado, onde poderíamos jogar com o policial falastrão com direito até a sua icônica jaqueta, enquanto poderíamos ir ao hotel mais chique de Beverly Hills se hospedar de graça, dando a desculpa que estávamos ali para entrevistar Michael Jackson.