Fãs encontram episódio perdido em todo o mundo do Chapolin exibido em 1974
Os fãs de Chaves e Chapolin são uns dos mais ativos na Internet. E, entre várias coisas que fazem para celebrar a obra de Chespirito, eles também trabalham como verdadeiros arqueólogos, buscando episódios perdidos dos 25 anos de produção de programas, seja de Chaves, Chapolin, ou outros personagens, para manter a obra de Roberto Gómez Bolaños a mais completa possível.
E o mais recente caso aconteceu nesta semana, quando fãs do seriado encontraram um episódio de Chapolin Colorado, exibido em 1974, que estava perdido em todo o mundo. O episódio em questão se chama “No por mucho amenazar, nos madrugan más temprano” (por aqui, ficou “O Bandido do Hospital”) e traz a história de um homem que sofreu uma tentativa de assassinato, e diz que o autor do crime é um bandido capaz de se disfarçar de qualquer coisa.
Assim, o Chapolin aparece para defender a família, com a sua “astúcia”. Parte deste episódio chegou a ser exibido, inclusive no Brasil, no episódio “Uma conferência sobre o Chapolin”, do mesmo ano de 1974, onde é apresentado trechos de outros episódios do seriado. Ele pode ser visto, dublado, neste recorte trazido pela página Chaves de Novo:
Ainda de acordo com a Chaves de Novo, o episódio estava com um fã argentino, Albano Conticello, que havia gravado em um videocassete este episódio enquanto estava no México, em 1985. Um outro fã, também da Argentina, o Shambler Casper, descobriu e fez o “meio de campo” para garantir que o episódio fosse disponibilizado aos fãs, em um trabalho que contou com o apoio de diversos fãs, incluindo os que mantém páginas sobre o trabalho de Chespirito no Brasil.
O episódio conta com Chespirito, Ramón Valdés, Carlos Villagrán, Florinda Meza e María Luisa Alcalá (que fez uma rápida aparição em Chaves, como a Malicha).
Como o episódio foi digitalizado, ele está totalmente disponível para quem quiser ver, com a qualidade de um VHS, claro. O vídeo está em espanhol, e tem doze minutos de duração.