Mudança de postura do Metallica foi o que permitiu Master of Puppets em Stranger Things
Master of Puppets foi um dos grandes momentos de 2022, com a música fazendo parte da quarta temporada de Stranger Things em um dos momentos mais icônicos do seriado. Mas, como o fã de velha data da banda já sabe, não era tão comum, no passado, o Metallica permitir tal uso de suas canções em momentos como estes.
Mas Lars Ulrich contou um pouco sobre a permissão do uso da música na série da Netflix, e falou sobre o que fez o Metallica mudar de uma postura mais fechada. A entrevista foi para o The Howard Stern Show, onde ele falou sobre a mudança da política de licenciamento da banda.
“Com o Metallica, sempre éramos os caras do ‘não,'” compartilhou na entrevista. “‘Ei, podemos ter essa música para isso? Podemos ter essa música para aquilo?’ Era apenas não, não, não, não, não.”
“E há alguns anos, nós meio que revertemos isso, fizemos um 180 graus. Nós apenas dissemos: ‘Sabe? Isso é estúpido. Por que estamos nos agarrando a essas músicas como se fossem tão importantes, como se fossem as joias da coroa?’ Vamos compartilhar nossa música com o mundo”, continuou Lars. “Então, há algum tempo, começamos a dizer sim para tudo”.
E com o sim para a Netflix, o baterista comentou como foi ver o que a equipe de produção de Stranger Things fez, com toda a cena construída em torno de Master of Puppets. Ele contou que a banda ouviu as ideias da Netflix e concordou com isso. “Foi tão f*** ver como isso se tornou um fenômeno, e ficamos muito orgulhosos”.
“Quero dizer, quem teria pensado que 40 anos depois, essas músicas ainda poderiam ter esse impacto? Então estávamos empolgados para fazer parte disso, com certeza. Foi tão inesperado”. Vale lembrar que o Metallica também pediu, em julho, para que seus fãs não julgassem quem virou fã da banda por causa da série: “Todo mundo é bem vindo”, disseram na ocasião.
A famosa cena da quarta temporada de Stranger Things tem Eddie Munson, vivido por Joseph Quinn, tocando a icônica Master of Puppets em sua guitarra no Mundo Invertido, para ajudar seus amigos a enfrentar o vilão Vecna. Por causa disso, a música se tornou a primeira canção do Metallica no Top 40 do Reino Unido em 14 anos. A banda também entrou no Billboard Hot 100 pela primeira vez, e a música cresceu em todas as plataformas de streaming.