A Rockstar queria adicionar um modo de primeira pessoa no GTA III
Como bem sabemos, o modo de primeira pessoa em um jogo GTA chegou, de forma oficial, apenas em GTA V, e em sua “segunda versão”, lançada para PC, PS4 e Xbox One em 2015. Mas, lá em 2001, nos dias do GTA III, a Rockstar já cogitava trazer tal modo de gameplay ao game. Pelo menos na versão de PC.
É possível ver, ao vasculhar os arquivos do jogo em sua versão de PC, mais especificamente, o Weapon.dat, que dá as instruções para o uso de armas no game, linhas que falam sobre uma possível visão em primeira pessoa para o game. Há um cabeçalho que diz “não usado nessa versão”, com duas linhas abordando a visão em primeira pessoa em animações e uso de armas. Na versão de PlayStation 2 não há nenhuma referência a visão FPS.
Animações com Claude usando armas em primeira pessoa poderiam ser possíveis, embora nada é dito sobre condução de carros nesta visão. Poderia ser, de certa forma, algo semelhante com o que acontece em Cyberpunk 2077, onde dá pra explorar a cidade do game em primeira pessoa, e dirigir com câmera traseira.
Não se sabe os motivos da desistência, porém sabemos que, em 2001, a Rockstar trouxe um grande game para a sua época, mas que trazia consigo ainda grandes limitações, como o fato do personagem não conseguir nadar, com a poluição sendo a “desculpa” encontrada pela narrativa para limitar o acesso a água. Além disso, também não há motos no jogo, e muitos outros recursos foram sendo adicionados em jogos posteriores.
Talvez, adicionar a visão em primeira pessoa, naquele tempo e naquele contexto também seria algo possível, mas que precisaria de uma atenção a qual os desenvolvedores não teriam tempo hábil de lidar. E, por não ser considerada como prioridade, foi descartado.
Obviamente, a comunidade não se limitou apenas a observar isso, mas tratou de criar um mod para tornar possível a visão em primeira pessoa. Um mod popular é o do GeniusZ, que diz que fez o mod por ver poucas tentativas de trazer tal visão ao game, em seus 20 anos de vida. Sua modificação corrige os erros que não permitiam tal visão, customiza animações, é compatível com o widescreen, aceita gamepad e é compatível com as versões originais do jogo para PC.