Rumor: Xbox, Playstation e Nintendo não participarão da E3 2023
Já faz alguns bons anos que a E3, que era até então o maior evento de video games do mundo, vem sofrendo baixas e uma grande queda de popularidade e relevância com as grandes produtoras e distribuidoras. E parece que esse ano será especialmente ruim, pois um rumor sugere que a E3 2023 não contará com as presenças da Nintendo, Playstation e Xbox.
O rumor vem da IGN gringa, que diz que múltiplas fontes da indústria de video games confirmaram que os três grandes nomes dos consoles não estarão presentes este ano. A Nintendo já não tinha uma conferência na E3 há 10 anos, e a Playstation parou de comparecer no evento a partir de 2019. Já a Xbox continuava a realizar suas conferências tradicionais, mas pelo visto dessa vez isso não acontecerá.
Essa notícia é especialmente ruim para a E3, que recentemente passou a ser gerenciada por uma nova empresa, a ReedPop, após muitas controvérsias sobre como o evento estava sendo feito, deixando de ser algo focado na indústria, imprensa e nos jogadores, para se tornar basicamente um evento de marketing, em que trazer patrocinadores (muitos não relacionados a games), tornou-se mais importante do que trazer as grandes empresas dessa indústria.
A ReedPop prometia trazer a E3 “de volta às suas raízes” em 2023, com a volta das conferências presenciais, que não acontecem desde que a pandemia do COVID-19 começou. A própria empresa chegou a comentar sobre o rumor, explicando que apenas agora em janeiro começou a conversar sobre contratos com produtoras, mas que já contava com um grande número de acordos verbais positivos para participações no evento.
Atualmente, basicamente toda produtora aderiu ao formado de “Directs”, que foi criado pela Nintendo, com cada produtora tendo as suas próprias conferências digitais, além de eventos presenciais exclusivos, que ainda são poucos, dado que ainda não saímos 100% da pandemia. Isso sem contar na Summer Games Fest, evento rival da E3 criado por Geoff Keighley, que desde sua primeira edição em 2020 tem conseguido atrair os grandes nomes ausentes da E3 para suas apresentações.
A cada ano a situação da E3 vem ficando mais e mais difícil. Já tivemos duas edições canceladas, a de 2020 e 2022, com muitas tentativas de revitalizar o evento, mas com as ausências dos três gigantes dos consoles, e aqueles que tinhas as principais conferências do evento nos últimos anos, as coisas serão ainda mais complicadas. Obviamente ainda há muitas produtoras que também fazem conferências no evento, resta saber se elas continuarão participando, ou se focarão em seus eventos particulares.
(Via: Kotaku)