Alpha Tauri, McLaren e Aston Martin seguem as apresentações para a F1 2023
Dando sequência à apresentações dos carros para a temporada 2023 da Fórmula 1, desta vez vamos de dose tripla. Alpha Tauri, que amargou o penúltimo colocado no ano passado e busca reabilitação, McLaren, que estava em ascensão mas teve um 2022 difícil, e Aston Martin, que busca se estabelecer de vez na categoria, apresentaram as suas apostas para este ano.
A Alpha Tauri apresentou seu carro no sábado, dia 11, em Nova York. Um vídeo gravado trouxe o AT04 para o público, com uma imagem onde traz a sua ideia visual. Será um carro que continua com o azul escuro e branco, tradicional do time, mas com detalhes em vermelho por causa da patrocinadora Orlen.
A equipe “satélite” da Red Bull manterá Yuki Tsunoda, que corre na equipe desde 2021, mas viu Pierre Gasly ir embora para a Alpine. O piloto francês chegou a correr na equipe principal, mas foi pela Alpha Tauri que sempre conseguiu bons resultados, incluindo a sua primeira e até então única vitória na Fórmula 1. Em seu lugar, chega Nyck de Vries, campeão da F2 e que fez boa corrida em 2022 quando substituiu Albon na Williams no GP da Itália, onde marcou pontos logo em sua primeira corrida.
Em seguida, na segunda (13), foi a vez da McLaren apresentar o seu carro, que recebeu o nome de MCL60, que faz referência aos 60 anos da equipe inglesa. Lando Norris segue no volante da equipe, e terá Oscar Piastri, nova aposta do time, como companheiro de equipe. O objetivo da equipe é manter a evolução que era vista nos últimos anos, mas que deu uma diminuída no ritmo em 2022.
No design, a equipe mantém o laranja e o preto como cores principais, mas com o preto com maior predominância no conjunto, além de detalhes em azul, e as “rodas do Chrome” como parte do patrocínio do Google.
E também na segunda (13). foi a vez da Aston Martin trazer o seu AMR23, carro para a temporada deste ano. O evento aconteceu na fábrica do time inglês, que é próxima de Silverstone. O time terminou em sétimo a temporada passada, e quer voltar a escalar os primeiros lugares, remetendo aos dias de sucesso tanto de Force India, quanto de Racing Point.
O carro foi apresentado não apenas em seus aspectos visuais, como também no design, que se mostra ousado e com linhas bem arrojadas. Assim como em 2020, quando ainda como Racing Point chamou a atenção com seu design que ficou conhecido como “Mercedes Rosa”, ao se entender que o time “se inspirou demais” na equipe para a construção do carro, o AMR23 traz traços e ideias que lembram muito os carros de Red Bull e Ferrari em 2022, carros que tiveram ótimo desempenho no ano que se passou.
Mas design a parte, a cor do carro continua a mesma, ou seja: o verde escuro que é tão símbolo da Aston Martin, quanto o vermelho é para a Ferrari. Para a temporada, a equipe continua com Lance Stroll, mas conta com a chegada de Fernando Alonso, que substituirá Sebastian Vettel, que se aposentou da categoria no último ano.