Da Costa vence na Cidade do Cabo e deixa Fórmula E ainda mais embolada
Pascal Wehrlein começou muito bem a temporada 2023 da Fórmula E, com um segundo lugar e duas vitórias engatadas na Arábia Saudita. Mas seu companheiro de Porsche, o português António Félix Da Costa, não quis deixar apenas uma Porsche na disputa do campeonato, vencendo a corrida na Cidade do Cabo, que aconteceu no sábado (25) e entrando na disputa pela ponta do campeonato.
Da Costa se tornou mais um vencedor em cinco etapas, que mostra que as 16 corridas previstas tendem a ser bem equilibradas. E também que a vida na Porsche não será das mais fáceis para seus dois pilotos. O piloto português largou em décimo primeiro (seria 13º, mas ganhou duas posições no grid após Sam Bird e René Rast serem punidos), e correu sua corrida de recuperação, mas com resultados acima do esperado.
Logo no começo da corrida, Wehrlein sai da prova, após atingir Sébastien Buemi, deixando a Porsche com apenas um carro no circuito. Em recuperação, Da Costa já era oitavo na terceira volta, e ainda assim correu com paciência, esperando a hora certa de atacar seus adversários, conforme a bateria deles diminuísse. Fazendo uso de um bom gerenciamento de bateria, permitido por seu Porsche, Da Costa foi ultrapassando um por um, até chegar em primeiro na corrida da África do Sul.
A vitória veio na última volta, graças a entrada do Safety-Car, que, nas regras da Fórmula E, adicionam mais voltas para a corrida para compensar o tempo em ritmo lento. Com duas voltas extras, Da Costa avançou em Jean-Éric Vergne, de DS Penske, e garantiu a conquista na última volta. A ultrapassagem, inclusive, foi muito bonita, com o português aplicando um zigue-zague desconcertante no rival, passando-o sem nenhuma chance de reação.
Da Costa vence a prova e encerra um jejum que vem desde o eP de Nova York 2, de 2022, garantindo um campeonato mais equilibrado. Mesmo sem pontuar, Pascal Wehrlein segue na ponta, graças a suas duas vitórias na Arábia Saudita. Jake Dennis venceu no México, e com dois segundos lugares se mantém na vice-liderança. Jean-Éric Vergne, apesar de perder a corrida, está em terceiro na tabela, seguido por Da Costa, que com a vitória engata 46 pontos e chega, mesmo que “atrasado”, na disputa.
A Fórmula E volta no dia 25 de março, e em terras brasileiras. A sexta etapa da categoria será em São Paulo, em um traçado que usará o Sambódromo do Anhembi e promete uma corrida bem interessante.