A Qualcomm quer acabar com as fotos tremidas de celular com nova tecnologia

2 de março de 2023
A Qualcomm quer acabar com as fotos tremidas de celular com nova tecnologia

A Qualcomm anunciou uma parceria com a fabricante francesa de chips de câmera Phophesee, com uma única missão: acabar com as fotos tremidas tiradas pelos celulares. A ideia da parceria é criar um sensor fotográfico que funcione de forma semelhante ao olho humano. Eles prometem que o chip tem o diferencial de processar apenas mudanças específicas.

Assim, o novo chip fará o processamento de elementos pontuais, como luz e movimento, aumentando a velocidade de captura, e diminuindo a exigência do processador principal para o processamento da foto. A princípio, a ideia é que este novo chip seja integrado em futuros celulares premium, que contam com processadores Snapdragon. O contrato prevê otimizar os “sensores e software de metavisão neuromórficos baseados em eventos” da Prophesee

A ideia é a de que o usuário use o smartphone possa ser usado para capturar fotos nítidas e sem desfoque em cenas de atividade rápida, mesmo com o ambiente pouco iluminado, como na dinâmica de um show noturno. O exemplo mostrado pela Prophesee mostra um homem jogando tênis, com o sensor capturando uma foto nítida, mesmo com o movimento da raquete.

Cada pixel do sensor Metavision conta com um “núcleo lógico”, que permite que apenas mudanças da cena sejam avaliadas, com os pixels enviando informações para o processador apenas quando há mudança de luz e movimento, mantendo o resto intocado. Atualmente, as câmeras de celulares recaptura todos os dados do sensor de imagem várias vezes em um segundo.

A Phophesee afirma que os primeiros fabricantes parceiros receberão os primeiros kits ainda neste ano, mas ainda sem uma data oficial de lançamento e divulgação de aparelhos compatíveis. Mas já se sabe que a fabricação do chip será terceirizada para a Sony.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais