F1 2023 – Verstappen vence um tranquilo GP do Bahrein que também conta com a volta de Alonso ao pódio
A Fórmula 1 voltou para mais uma temporada. E, pela quinta vez, foi o Bahrein o palco para a abertura de um ano que terá 23 corridas, sendo a maior temporada da história da categoria. E, após muitas expectativas envolvendo o desempenho dos carros na pré-temporada, Verstappen segue sua fase vitoriosa, vencendo sem grandes problemas. Mas a boa surpresa da vez foi ver Alonso voltando ao pódio, em uma situação que não acontecia desde 2021.
Na largada, Verstappen largou bem se mantendo na pole, mas Leclerc foi pra cima tomando o segundo lugar de Pérez. Já Alonso largou mal perdendo posições para as duas Mercedes e caiu pra sétimo, ainda tomando contato de Stroll, seu companheiro de Aston Martin. E, ao menos no começo, tudo ficou muito semelhante à 2022: Red Bull e Ferrari na frente, com a Mercedes “correndo por fora”, mais a boa Aston Martin que, ao menos na corrida, não repetiu as expectativas de topo que a pré-temporada trouxe.
Em meio as paradas, a Ferrari fez dois pits seguidos, enquanto Russell sofreu um pouco com um pequeno problema no pneu traseiro. Já Piastri, fazendo sua primeira corrida, abandonou com sua McLaren na volta 16. Mas antes, ainda vimos a primeira boa disputa da temporada, com Alonso fazendo um excelente traçado pra se posicionar em posição de ataque e tomar o quinto lugar de Russell, na volta 13.
Mas ainda assim, foi uma corrida sem grandes emoções. As Red Bulls sumiram na frente, enquanto a Ferrari já começou 2023 com problemas. Sainz ainda consegiui chegar em quarto, enquanto Leclerc abandonou na volta 41, reclamando de “falta de poder” no motor. Bom para Fernando Alonso, que em uma direção segura, garantiu o seu pódio, terminando em terceiro e começando muito bem a temporada, mostrando que a Aston Martin pode sim ter um bom ano.
As Mercedes, por sua vez, mostraram que apesar de evoluir, ainda está um pouco atrás dos rivais mais rápidos, com Hamilton em quinto e Russell em sétimo. Stroll, apesar de todas as questões envolvendo sua condição para pilotar um carro, chegou em sexto, também comprovando a evolução da Aston Martin como equipe.
Também podemos destacar Gasly, que largou em último e chegou em nono, quase garantindo também o ponto da volta mais rápida, que foi “roubada” por Zhou na última volta. Além de Albon, que já garantiu um ponto para a Williams logo na primeira corrida. Por outro lado, a Haas e a McLaren decepcionaram demais em suas estreias. O time dos EUA mostrava uma certa evolução, mas terminou com a dupla Magnussen e Hulkenberg nas posições 13 e 15, enquanto a equipe inglesa viu Piastri abandonar, e Norris chegar na décima sétima posição, a última entre os carros que terminaram a prova.
Ao final da corrida, a classificação ficou assim:
A Fórmula 1 volta no dia 19 de março, com o Grande Prêmio da Arábia Saudita.