VCT LOCK/IN mantém o Brasil como cenário importante dos eSports com grande torneio em São Paulo

6 de março de 2023
VCT LOCK/IN mantém o Brasil como cenário importante dos eSports com grande torneio em São Paulo

Já faz tempo que sabemos da importância do Brasil para o universo global de eSports. Seja com atletas, organizações e, como todo mundo diz, com a torcida que é uma das mais empolgadas e vibrantes do planeta, a Riot promoveu no Ginásio do Ibirapuera o seu VCT LOCK/IN, que já se tornou o maior torneio da história do VALORANT, game que tem pouco mais de dois anos de vida, e que já deu início para as novas Ligas Internacionais do VALORANT Champions Tour em 2023.

A final, que aconteceu no dia 4, contou com a LOUD representando o Brasil disputando a final contra a Fnatic, após disputas contra times vindos de três regiões diferentes do globo. E, comum no universo do VALORANT (e dos eSports, como um todo), a equipe foi amplamente incentivada por praticamente todos os torcedores, incluindo o de outras equipes.

A grande final começou com a Fnatic se impondo e abrindo 2×0 em uma série melhor de cinco, incluindo vitória por 13 a 8 na Ascent, o mapa que conta com melhor desempenho por parte dos brasileiros. A segunda vitória veio na Fracture, desta vez por 13 a 7. Mas a torcida brasileira não aceitaria um 3×0 desta forma, seguindo no apoio.

Que veio em forma de reação. A LOUD se manteve viva levando a Split por 13 a 9, e dando esperanças ao torcedor que lotou os espaços do Ginásio do Ibirapuera. Esperanças estas que foram amplificadas após o empate na série, ao ganharem também a Lotus por 13 a 8, levando a partida para o quinto e decisivo mapa.

A vitória parecia próxima, com a LOUD abrindo 8 pontos de vantagem em relação ao rival. Mas o time perdeu o rumo, viu os europeus recuperarem não só os pontos perdidos, como virarem o jogo, mandando a disputa para o overtime. Onde foi preciso apenas uma rodada para a Fnatic levar o Icebox por 14×12 e, assim, levantar o troféu, o primeiro internacional de VALORANT por parte da organização.

O sucesso da competição, dentro do universo de VALORANT, foi indiscutível. Nas redes sociais dentro do universo dos eSports, era quase que unânime a presença de torcedores da LOUD, tanto os fiéis, quanto os que somaram coro apenas nesta final. Dados da Esports Charts também apontam números altos, com pico de 1,4 milhão de pessoas assistindo a final nas plataformas digitais, o que rendeu o segundo evento mais visto na história do game, ficando atrás apenas da final do Valorant Champions 2022, que teve a LOUD vencendo a Optic, em final vista com um pico de 1,5 milhão de pessoas.

O evento também foi palco de anúncio de mais um Agente para o game: Gekko. O Iniciador do VALORANT cuida de um grupo de criaturas caóticas, com “seus amigos atropelando tudo, tirando os inimigos do caminho e, depois, Gekko correndo atrás deles para reagrupá-los e reiniciar o processo”. O momento também serviu para anunciar que a Champions VALORANT, a final global do torneio, será em Los Angeles, cidade natal do novo Agente.

VCT LOCK/IN mantém o Brasil como cenário importante dos eSports com grande torneio em São Paulo

O Episódio 6, Ato II do VALORANT começa no dia 7 de março de 2023.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais