The Beets, a banda preferida de Doug Funnie e Skeeter Valentine
Se você assistia Doug nos anos 90, com certeza vai se lembrar disso aqui:
É claro que estamos falando dos Beets, a banda preferida do protagonista Doug e seu amigo Skeeter. Uma das muitas sátiras dos Beatles ao longo dos anos, a banda faz muito sucesso na fictícia Bluffington, e soma em uma proposta sonora diferente, exclusiva da animação. Pois trata-se de um projeto que conta com vários efeitos sonoros, muitos deles caseiros, e traz uma verdadeira banda de rock para dar um ar mais “radical”, e que deixou o desenho com o verdadeiro “ar de anos 90”.
Mas o curioso é que Jim Jinkins, o criador da série, não se inspirou apenas nos Beatles para fazer seu grupo musical. É fato que Chap Lipman, o guitarrista do grupo, é a cara de Ringo Starr, ao passo que Munroe Yoder, apesar de ter muito de John Lennon, lembra mais o Robert Plant do Led Zeppelin. Temos também como integrantes da banda Flounder, na bateria, e a tecladista Wendy Nespah.
O som do grupo também lembra outro grupo: os Ramones, pois a banda tem uma postura um pouco diferente da que conhecemos dos Beatles, especialmente nos anos 60. Há quem observe também que a banda faz uma turnê de reunião, como o The Who havia feito perto da época do desenho, em 1989.
A estreia da banda em Doug aconteceu em 8 de setembro de 1991, no episódio Doug Rocks. No episódio, Doug e Skeeter estão mais do que empolgados para ver o show da banda em sua cidade. Eles vivem uma montanha russa de emoções, pois chegam a ganhar um par de ingressos em um concurso da rádio local, mas Skeeter, muito empolgado, exagera na animação, irritando o seu pai, que o coloca de castigo.
Doug resolve ficar com seu amigo, e juntos fazem um “show imaginário”, que volta a irritar o pai do amigo verde. Assim, eles saem para comer algo no Honker Burger, já que o show não iria rolar. Mas, foram premiados pelo destino, pois a própria banda estava por lá, e curtiu com a dupla de amigos um bom som, no final.
A banda aparece, ocasionalmente, nos episódios. E ganhou uma história própria, além de uma discografia. É legal que alguns destes álbuns fazem referência a algum trabalho dos Fab Four:
- Beets Me
- Beet the Heat
- The What Album (The White Album)
- Let It Beet (Let It Be)
- Meet the Beets (Meet the Beatles)
E a banda, que tinha em seu nome, além do trocadilho, mais uma referência entre muitas à beterraba, o alimento “principal” do desenho, também foi dona de vários sucessos no mundo da animação, como Killer Tofu, que na nossa tradução virou o “Mingau Matador”:
- “Killer Tofu”
- “I Need Mo’ Allowance”
- “Shout Your Lungs Out”
- “Where’s My Sock?”/”Where’s My Hair?”
- “I Sneezed On My Face”
- “My Foot’s Asleep”
- “Zombie Girlfriend”
E assim, o desenho, que já é muito interessante e divertido, ganhou um elemento adicional, que o deixou ainda mais legal. O universo de Jim Jinkins é rico e criativo, e por isso, nada como uma boa trilha sonora para deixar tudo mais interessante.