F1 2023 – Sergio Perez vence e mantém a Red Bull no topo, no Grande Prêmio da Arábia Saudita
Após uma corrida “tranquila” de estreia, a Fórmula 1 chegou na Arábia Saudita, com algumas perguntas na mente dos fãs. Entre as dúvidas, tínhamos a Ferrari e sua não-confiabilidade, que rendeu dez posições de punição para Lelcerc, a Red Bull como franca favorita, de novo, a disparar neste mundial, ou se a Aston Martin realmente fez um bom carro neste ano.
Assim, os carros se alinharam neste domingo em Jeddah, uma das pistas mais velozes da Fórmula 1, para confirmarem expectativas ou mudarem algumas primeiras impressões ruins. Com Perez na ponta, mantendo a Red Bull no primeiro lugar do grid, e Alonso em segundo, mantendo as boas expectativas com o interessante carro da Aston Martin em 2023.
Na largada, Alonso mostrou toda a sua experiência ultrapassando Sergio Pérez e assumindo a ponta na primeira curva. Entretanto, foi investigado por posicionar o seu carro de forma errada no grid, e foi punido com cinco segundos de pit stop. Verstappen também largou bem, já ganhando duas posições nas primeiras volta, e Piastri, que até havia feito boa largada, teve problemas na asa e precisou trocar, caindo para último.
Na volta quatro, Perez manobrou e tomou a liderança de volta. Leclerc, que havia sido punido, saiu de décimo segundo para sétimo em onze voltas. Na volta quinze, as duas Ferraris já estavam em quarto (Sainz) e quinto (Leclerc) lugares, quando as primeiras paradas começaram.
Entre os pilotos das primeiras posições, Sainz foi o primeiro a parar, seguido por Leclerc. E, na volta 18, foi a vez da primeira saída, com Lance Stroll parando o carro e abandonando a prova, chamando o Safety Car. Esta bandeira amarela rendeu as paradas dos demais pilotos, que acabou ajudando de certa forma Alonso, que pagou seus cinco segundos de punição em contexto de bandeira amarela.
No retorno para a corrida, o maior beneficiado foi Verstappen. O piloto, que largou em décimo quinto, voltou da bandeira amarela em quarto, com pneu trocado e em um bom ritmo, que já contava com a volta mais rápida até o momento. Na volta 23 já era o terceiro, passando Russell sem grandes dificuldades. Na 25, já era segundo, passando Alonso também sem maiores problemas.
Depois disso, a corrida seguiu no mesmo ritmo até o final, com Verstappen reclamando de algum problema com seu carro e tirando o pé, se confortando com o segundo lugar, mais a volta mais rápida da prova. Bom para Perez, que venceu a prova e manteve a Red Bull como a grande equipe da temporada, mantendo o 100% do time no ano.
Alonso, também confortável, foi só elogios, o tempo todo, no carro em que está guiando. As Mercedes, embora não estejam em seus melhores momentos, terminaram na frente das duas Ferraris, que seguem decepcionando após boas expectativas na pré-temporada.
As Alpines, que também chegaram juntas, em oitavo e nono, se mantiveram no patamar “de sempre” e garantindo pontos para a equipe, que ainda corre de rosa. As duas Haas andaram melhor do que o esperado, com Magnussen brigando no final e garantindo o décimo lugar com o ponto precioso para a sua equipe.
Por fim, as duas grandes decepções da corrida: McLaren e Bottas. O piloto finlandês correu mal e foi o único que terminou na posição de retardatário, enquanto a dupla Norris e Piastri terminaram a prova disputando posições, mas era apenas a décima sexta e décima sétima colocações. A Williams também terminou atrás, mas isso já não é nenhuma novidade, mas com Sargeant correndo até que bem e segurando os carros laranja.
Tivemos um pódio feliz, com Checo vencendo pela quinta vez na categoria, Verstappen mantendo a liderança, e Alonso conquistando (temporariamente) o seu centésimo pódio na Fórmula 1. O pódio do piloto espanhol, no entanto, esteve sob investigação, pois o “pagamento” de seus cinco segundos em sua parada foi acusada de não ter sido feita da maneira correta.
Mas, durante o dia, a FIA revisou a punição e reverteu o que havia feito, devolvendo o pódio a Alonso. Desta forma, ele retoma o troféu de terceiro colocado e confirma o seu centésimo pódio. Que veio em uma situação bem inusitada, inclusive.
A FIA considerou que a parada de Alonso não teve os cinco segundos respeitados, e isso fez com que o piloto espanhol perdesse o terceiro lugar para George Russell.
A Fórmula 1 volta em abril, no dia 2, com o retorno da categoria à Austrália, em sua segunda volta após os intervalos de 2020 e 2021.