A Netflix quer levar seus games a todos os dispositivos que rodam seus filmes
Uma das vantagens competitivas que a Netflix possui é a sua ampla presença nos mais variados dispositivos. Como foi uma das primeiras que trouxe de forma ampla o conceito de conteúdo por streaming, hoje a companhia é quase que onipresente, estando presente não só em um monte de dispositivos, como até estampando seu logo nos controles remotos dos mesmos.
E este elemento está sendo levado em consideração no recente trabalho da empresa, que é o de trabalhar em seus jogos em nuvem. Conforme apontou Leanne Loombe, vice-presidente de jogos externos da Netflix, o projeto “está em andamento”, seguindo a ideia já apresentada anteriormente, de explorar este universo.
A companhia, desta forma, teria em sua enorme presença em TVs, consoles, smartphones e computadores uma “arma” para oferecer seus serviços de jogos em nuvem. Lembrando, também, da sua infraestrutura, que seria colocada a prova e, ao menos quando o assunto é streaming, sempre esteve entre as melhores do segmento.
“Estamos muito cedo nesse lado da nossa jornada”, disse Loombe. “Acreditamos que os jogos em nuvem nos permitirão fornecer acesso fácil a jogos em qualquer tela, ser sem atrito e fornecer acessibilidade às experiências de jogo”. Mas ela também lembrou que a companhia está “muito cuidadosa” sobre a construção deste serviço, para não repetir os passos do Google Stadia.
Além do mais, estes cuidados fazem parte da cultura da Netflix. A companhia sempre foi adepta do “passo a passo” para aplicar as suas ideias. Incluindo o seu programa de jogos, onde preferiu começar “devagar”, oferecendo jogos mais simples, para ao longo do tempo dar alguns passos a mais, como comprar a produtora de Oxenfree ou oferecer Shredder’s Revenge, o novo game das Tartarugas Ninja, aos assinantes do seu serviço.
No momento, os jogos da Netflix são acessíveis via lojas digitais, como a App Store e o Google Play, sendo liberados mediante um login de assinante. Mas, pelo visto, a ideia no futuro é simplificar isso, oferecendo os games assim como os filmes e séries já disponíveis no catálogo.
Além disso, a oferta de jogos, desde que nos preços atuais de assinatura, agregariam valor em uma assinatura que é motivo de reclamação por parte de alguns usuários, e que segue em polêmica devido ao recente posicionamento da companhia em relação ao compartilhamento de contas.
De qualquer forma, o projeto de games em nuvem da Netflix segue em desenvolvimento de forma “tranquila”, mas com previsão de chegar em um “futuro previsível”. A companhia tem, no momento, algumas questões para lidar neste quesito, como a Apple, que ainda restringe jogos em nuvem. Xbox Cloud Gaming e GeForce Now, por exemplo, não possuem navegador em aparelhos Apple, sendo executados via navegador e a “gambiarra” do ícone de “aplicativo”.
“Como você pode imaginar, queremos que os jogos da Netflix sejam jogáveis em todos os dispositivos Netflix que você tem”, disse Loombe. “Como as lojas de aplicativos móveis e o streaming se unem, isso já é algo que continuamos a trabalhar e planejar”.