5 Curiosidades da franquia de terror Silent Hill
A indústria de games é uma das mais importantes economicamente falando, com muitos lançamentos chegando ao mercado a cada ano. Muitos games, em todas as gerações de consoles, conseguiram juntar um enredo cinematográfico com excelentes elementos de jogabilidade. Esse é exatamente o caso da franquia Silent Hill.
A franquia Silent Hill é uma das mais bem sucedidas da história dos jogos de terror. A série de games se passa na fictícia cidade americana que dá nome ao jogo e se concentra nos elementos de terror psicológico e sobrenatural da cidade e de seus habitantes. O primeiro jogo da série, Silent Hill, foi lançado em 1999 para o PlayStation e, desde então, gerou inúmeras sequências e spin-offs em várias plataformas. A série também foi adaptada para um longa-metragem, com histórias em quadrinhos e romances.
Muitos jogadores passaram a conhecer mais sobre o gênero de suspense/terror por causa de Silent Hill. Com isso, muitas pessoas sabem muitas coisas sobre enredos e personagens do game. Mas sempre existem curiosidades que nem mesmo os fãs mais alucinados, tem conhecimento.
É por isso que nós selecionamos aqui algumas curiosidades dessa franquia. Confira a lista:
Névoa do game foi feita para cobrir partes não renderizadas
A névoa é uma característica bastante presente e icônica de toda franquia Silent Hill, mas poucos sabem que na verdade ela foi um artifício muito esperto da parte dos desenvolvedores. Na época, o Playstation não tinha condições de renderizar todo o cenário da cidade, de uma só vez. Por isso, a névoa foi importante para dar um ar de mistério ao local, mas também para encobrir possíveis defeitos gráficos do jogo.
Existem versões de Silent Hill para Arcades e Pachinko
Essa pouca gente sabe. É quase impossível imaginar que um jogo tão denso e complexo, consiga ser jogado em uma jogabilidade tão simples como é a de um Arcade ou até mesmo a de pachinkos. O arcade funciona de uma forma muito parecida com o famoso game “House of the Dead” para você poder gastar o máximo de munição possível nos monstros do jogo. A versão se chama: Silent Hill: The Arcade. Já as máquinas de pachinko, funcionam de forma similar aos slots como vistos no cassino Sportingbet e outros famosos em questão, todavia, esta versão só existe em casas de jogos no Japão, comumente.
REDRUM é uma homenagem à Stephen King
Quando estamos jogando o primeiro jogo da série, é normal nos depararmos com uma parede pichada escrita “REDRUM”. O fato de não haver uma tradução em inglês para esse nome deixou muitos jogadores intrigados. Mas o termo REDRUM faz uma referência ao romance escrito por Stephen King, chamado “O Iluminado”.
Silent Hill no Jardim de Infância
Uma das coisas mais bizarras que usuários descobriram anos após o lançamento do primeiro Silent Hill é que a escola do jogo foi muito inspirada na do filme “Um Tira no Jardim de Infância” com Arnold Schwarzenegger. A razão mais lógica para isso ter acontecido foi a falta de material de pesquisa, já que os desenvolvedores japoneses não tinham muito material para se basear, ao construir uma escola nos padrões americanos. O mais engraçado de tudo, é que até mesmo os cartazes do cenário do filme, foram copiados para o jogo.
Existe uma “Silent Hill” de verdade nos Estados Unidos
A inspiração para a criação da cidade de Silent Hill foi, na verdade, uma cidade chamada Centralia, na Pensilvânia. O local se tornou uma cidade fantasma devido a um incêndio que atingiu uma mina abandonada de carvão, a qual libera gases tóxicos e fumaça na superfície, criando a característica neblina de Silent Hill.