Pesquisa sobre streaming no Brasil aponta que Netflix é a plataforma com mais cancelamentos em 2023

17 de abril de 2023
Pesquisa sobre streaming no Brasil aponta que Netflix é a plataforma com mais cancelamentos em 2023

Os serviços de streaming já são parte do dia a dia do brasileiro. Antes focados apenas em filmes e séries, serviços como Netflix, Prime Video, Globoplay, HBO Max, Disney+ e Star+ entregam atualmente, além dos longas e seriados, programação ao vivo com jornalismo, esporte e muitas outras coisas, com cada companhia aplicando suas estratégias para atrair novos consumidores.

E, para entender o que anda acontecendo neste universo aqui no Brasil, uma pesquisa da Hibou, empresa que pesquisa e busca insights sobre o mercado e consumo, buscou levantar informações sobre os serviços e a opinião do público em relação ao que está acontecendo atualmente com eles.

Uma das informações, por exemplo, diz respeito ao cancelamento. E quem tem contado com mais cancelamentos em nosso país é a Netflix, enquanto a HBO Max conta com a menor taxa de cancelamento. A Netflix tem mais tempo de estrada, e mais assinantes, sendo natural que lidere os cancelamentos, por vários fatores, como o preço ou a falta de interesse do catálogo por parte do assinante.

Já a HBO Max tem um trunfo a seu favor. Quando o serviço estreou no Brasil, foi oferecido uma assinatura promocional por 50% do valor real, desde que o usuário se mantenha fiel à plataforma, perdendo tal direito quando cancelasse. Tal estratégia se mostrou eficiente, pois com o aumento recente, a assinatura nesta modalidade ainda fica pelo preço competitivo de R$ 17,50, o que pesa menos na hora de pensar em cancelar o serviço.

Mas mesmo com a Netflix liderando os cancelamentos, ela segue Top of Mind no setor para os brasileiros, sendo um ponto positivo para quem primeiro trouxe tal ideia para o país, e hoje é onipresente, funcionando nos mais diversos dispositivos.

Das 1.400 pessoas entrevistadas em todo o país, 70% destes assinam ou assinaram streaming. E, dentre os entrevistados, 92% apontam a pioneira do streaming como opção principal. A Disney+ ampliou sua presença, com a preferência de 33% dos usuários, seguida pela Globoplay, que conta com 31% dos entrevistados apontando a plataforma como a sua principal.

Quando o assunto é plataforma favorita, a Netflix também é a líder, sendo a favorita de 66% dos entrevistados. É uma larga diferença para os segundos colocados, Amazon Prime Video e HBO Max, que possuem 8% da preferência cada. A Globoplay tem 5% e a Disney+ tem 4%.

A pesquisa também perguntou o que é importante em uma plataforma de streaming, e a resposta é bem simples: catálogo e preço. 74% querem um catálogo com grande variedade, entre séries e filmes, enquanto 66% querem um preço acessível.

“A parte técnica também é observada pelos assinantes. Mesmo que tenha um grande catálogo, 42% prezam pela qualidade de navegação no app da plataforma; e 17% demandam um app específico para a smart TV. Além disso, a personalização de comunicação, com sugestões direcionadas aos interesses de cada assinante, é essencial para 3 em cada 10”, comenta Lígia Melo, coordenadora de pesquisa e sócia da Hibou.

Outros pontos lembrados pelos entrevistados apontam a possibilidade de que toda a família possa acessar o conteúdo (39%), o desejo de produções originais (24%), a presença de artistas e diretores famosos nas produções (6%) e produções brasileiras (6%). Ainda foram citados funções como “assistir junto” com pessoas em outras casas (18%) e a de indicar conteúdo a um amigo (7%).

Já sobre o conteúdo, a preferência dos assinantes é, disparado, a oferta de conteúdo original da plataforma, com 71% dos consumidores querendo isso. Filmes novos e lançamentos são a preferência de 67%, enquanto séries “que são tendência” aparecem como importantes para 45%. Os usuários também querem ver documentários (34%), filmes clássicos (31%), séries clássicas que não estão mais na TV (28%), conteúdo infantil (16%), novelas (10%), animes (7%), esportes (6%) e outros gêneros (2%).

Já sobre valores e estratégias de empresas, 74% dos assinantes entrevistados não gostam de assinaturas extras vendidas dentro da assinatura já paga pelo usuário. Eles acreditam que todo o conteúdo já deveria estar disponível na assinatura principal. Entre os não assinantes, o que os mantém longe das plataformas é o preço e a falta de costume de ver TV.

E, por fim, os entrevistados também falaram sobre cancelamentos. A pesquisa aponta que 6 entre 10 brasileiros já cancelaram algum serviço, aumentando em 6%, dentro da pesquisa, o número de cancelamentos. Dentre os serviços, a Netflix foi a que mais perdeu assinantes:

  • 33% cancelaram Netflix (em 2022 foram 40%)
  • 28% cancelaram Amazon Prime Video (em 2022 foram 23%)
  • 27% cancelaram Globoplay (em 2022 foram 24%)
  • 17% cancelaram Disney+ (em 2022 foram 14%)
  • 14% cancelaram Telecine Play (em 2022 foram 15%)
  • 13% cancelaram HBO MAX (em 2022 também foram 13%)

Dentre os motivos, o principal é o fator econômico, que pesou na decisão de 58%. 40% dos entrevistados citaram que o serviço cancelado não entregava mais custo-benefício e tinha preço alto. 35% citaram que a situação financeira pesou e impactou no uso, além de ser citado também a falta de lançamentos e catálogos com títulos pouco interessantes como motivos para o cancelamento.

Uma boa opção para curtir Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max e demais plataformas de streaming é o Roku Express, que está disponível na Amazon.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

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