Sobrou até para a streamer que estava fazendo react de um gameplay de Zelda TOTK autorizado pela Nintendo

9 de maio de 2023
Sobrou até para a streamer que estava fazendo react de um gameplay de Zelda TOTK autorizado pela Nintendo

Alanah Pearce é roteirista de games na Santa Monica Studio e faz streamings eventuais em sua conta na Twitch. Mas recentemente ela teve a sua conta na plataforma banida temporariamente após uma queixa de direitos autorais feita pela Nintendo. A reclamação em questão foi referente a um vídeo de gameplay do vindouro Zelda: Tears of the Kingdom, capturado por um YouTuber.

A questão é que o vídeo tinha consentimento legal da Nintendo. O gameplay foi capturado por SkillUp, em um evento feito pela Big N para criadores na Austrália. Alanah estava reagindo ao conteúdo até ter sua live interrompida e ver a mensagem de banimento temporário de seu canal.

Pearce explicou depois, em seus canais no Twitter e Youtube, que recebeu uma reclamação de direitos autorais da Nintendo, que resultou na suspensão temporária de seu canal. A própria Nintendo aparece como a queixante nesta situação, embora o gameplay em questão foi autorizado pela própria companhia.

A streamer conseguiu recuperar a sua conta e anular a punição, ao recorrer para a Twitch e explicar a situação. De qualquer forma, este é mais um capítulo de uma posição “linha dura” adotada pela Big N com todo e qualquer conteúdo não autorizado de seu novo game. A companhia está atacando ferramentas de emulação no Github, enquanto procura, com direito à intimação ao Discord, quem foi que vazou informações do game antes da hora.

A postura ficou ainda mais dura após a descoberta de que a versão pirata de Tears of the Kingdom já está disponível, tendo sido lançada duas semanas antes da versão oficial, e com direito a legendas em português brasileiro, tema que segue sendo motivo de reclamação e discussão por parte da comunidade fã de Nintendo em nosso país.

A Nintendo não está só derrubando qualquer tentativa de gameplay pré-lançamento, como também está brigando judicialmente com sites que hospedam jogos piratas de Switch, como o 1fichier.com.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais