Fangame de ClayFighter se tornará um projeto original após um Cease and desist da Interplay
Na quinta-feira passada, segundo a Time Extension, a Tropical Turtles Entertainment, desenvolvedora do fangame ClayFighter Resculpted, divulgou que recebeu uma mensagem do departamento jurídico da Interplay. Nessa mensagem, a editora expressou “preocupações em relação ao uso não autorizado do nome ClayFighter e representações dos personagens pela equipe de desenvolvimento”.
Após este comunicado, os desenvolvedores receberam a famosa notificação de “cessar e desistir”, o C&D, e de fato não utilizarão mais os personagens da clássica série de luta. No lugar, eles pegarão tudo o que foi utilizado até o momento e migrarão para um projeto 100% original.
De acordo com a equipe envolvida com o game, ClayFighter Resculpted começou seu desenvolvimento em 2023, com o objetivo de trazer de volta a série de jogos de luta ClayFighter, já que o último jogo da série foi lançado em 1998 e nem foi vendido, sendo apenas uma versão feita para a Blockbuster disponível por aluguel.
O novo jogo estava sendo desenvolvido com a Unity usando o mecanismo Universal Fighting Game e apresentaria um estilo de arte inspirado na estética de argila dos jogos originais. A Tropical Turtles Entertainment compartilhou algumas atualizações sobre o progresso do jogo no Twitter desde o início do projeto. No entanto, a Interplay interveio agora para encerrar o projeto, levando a equipe a tentar preservar seu trabalho em um jogo de luta totalmente original.
Em uma mensagem postada no Discord (que foi republicada no Twitter), o desenvolvedor do ClayFighter Resculpted, Windindi, fez a seguinte atualização, informando aos fãs sobre essa mudança iminente:
“Cheguei a uma decisão importante sobre nosso futuro, pois estou cumprindo a C&D enviada pela Interplay. No entanto, após receber muitos elogios, atenção e apoio de todos vocês, decidi continuar desenvolvendo um jogo de luta original separado do conceito de fã, mas mantendo certos elementos inspirados no projeto original. Entendo se isso decepcionar alguns de vocês, mas acredito que seja a ação adequada para mim e para todos aqueles que estavam ansiosos pelo que eu tinha a oferecer. Espero que vocês ainda estejam empolgados com o que estamos criando e peço que fiquem atentos! Vai levar algum tempo, mas espero que vocês permaneçam conosco pelo que temos a oferecer. Com muito amor e gratidão.”
Mesmo sem o nome ClayFighter e sem seus carismáticos personagens, o projeto tende a ser uma espécie de “sequência espiritual”, de forma semelhante a Mighty No. 9, jogo que (deixando de lado temporariamente a sua qualidade duvidosa) tentou trazer um pouco do legado de Mega Man, mas com personagens novos. Lembrando também que, se os fãs querem fazer um game com esta franquia, é porque mesmo duas décadas sem lançamentos ainda existe gente interessada na franquia, o que deveria ser vista com bons olhos pela Interplay.