Fórmula 1 espera o mesmo sucesso de Drive to Survive para o filme da categoria
O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, está entusiasmado com o impacto do filme estrelado por Brad Pitt e Damson Idris, esperando que o longa tenha o mesmo efeito positivo que a Netflix e as redes sociais tiveram no esporte, levando-o a uma nova dimensão.
A Fórmula 1 viu sua popularidade aumentar entre os mais jovens, com o sucesso de Drive to Survive, série-documentário da Netflix, com a reformulação de suas redes sociais, e com o maior alcance de seus games, que são feitos há mais de dez anos pela Codemasters, mas que agora conta com a chancela da EA Sports.
Desde o Grande Prêmio da Inglaterra, a Fórmula 1 conta com uma fictícia 11ª equipe, a APX GP, que se juntou ao paddock para as filmagens do longa-metragem. A produção utiliza um carro de Fórmula 2 adaptado em colaboração com a Mercedes para parecer um modelo atual da categoria de elite do automobilismo mundial.
No entanto, de acordo com a NBC, as filmagens foram interrompidas devido a uma greve na indústria cinematográfica de Hollywood. Os roteiristas paralisaram o trabalho desde 2 de maio e, a partir do último dia 13, receberam o apoio dos atores representados pelo SAG-AFTRA (Sindicato de Atores), depois que as duas organizações não chegaram a um acordo com a aliança que representa as gigantes das produções do cinema.
Os atores e roteiristas estão buscando uma atualização nos contratos de trabalho, principalmente devido à dominância das plataformas de streaming e ao uso de Inteligência Artificial. Eles estão solicitando revisões nos ganhos residuais em função dos serviços online, aumento salarial, regulamentação no uso de IA e melhorias nos planos de saúde e pensões, entre outros aspectos.
Voltando ao filme, Domenicali expressou sua empolgação com a reação da comunidade da Fórmula 1 em relação ao filme, destacando a qualidade da produção e o envolvimento dos pilotos e equipes. Ele ressaltou a importância de manter a transmissão ao vivo das corridas separada da preparação e filmagem do filme, com diferentes cortes e ângulos de câmera.
O nome forte da Fórmula 1 afirmou que desde o início eles buscaram uma produção realista, que transmitisse a verdadeira imagem da F1, esperando um impacto semelhante ao da série Drive to Survive, que atraiu um novo público para o esporte. Ele acredita que o filme levará a categoria a outro nível de popularidade em termos de conhecimento e abrangência.
Domenicali também mencionou a importância de ter Lewis Hamilton como produtor do filme, pois sua participação traz credibilidade e conhecimento detalhado sobre a Fórmula 1. Ele elogiou a profissionalidade de Brad Pitt e toda a equipe envolvida no projeto, ressaltando que estão comprometidos com a autenticidade e a verdade da história. O projeto é levado muito a sério, sendo trabalhado há mais de um ano, antes mesmo das gravações atuais.
Antes, teremos uma ideia de como ver um filme de corridas com o longa de Gran Turismo, que irá abordar a época a qual o game se uniu com a Nissan, em uma parceria que gerou um programa que levou pilotos do game para as pistas reais. O filme estreia em agosto.