Halloween Arkade: 5 excelentes jogos de terror
Inspirados pelo Halloween, nós da Arkade selecionamos na edição de outubro, os 10 melhores jogos de terror de todos os tempos. Confira aqui uma parte deles. Você pode ver o restante gratuitamente na edição 4 da Revista Arkade.
Clock Tower
Clock Tower é um jogo adventure de survival horror. Sua primeira edição saiu em 1995, para PC, SNES e Playstation. Ao invés da maioria dos jogos do gênero, onde o objetivo é matar os inimigos, Clock Tower se baseia em fugir e se esconder. A história tem como protagonista Jennifer Simpson, uma garota de 14 anos que é adotada e passa a viver em uma mansão chamada Clock Tower. Lá, ela passa a ser perseguida por um menino deformado que usa um par de tesouras, chamado Scissorman. A partir daí, ela começa a descobrir a verdade sobre o que acontece na mansão. Dependendo das ações do jogador, o jogo possui vários finais, alguns bons, outros nem tanto. A série ainda tem mais dois jogos que, apesar de levarem o nome da série, não possuem ligações com a história de Jennifer.
Doom
Um dos mais famosos jogos de todos os tempos, Doom é um shooter em primeira pessoa que se passa em Phobos, uma das luas de Marte. A Union Aerospace Corporation estava realizando experiências de teletransporte, mas algo deu errado e criaturas vindas do inferno começam a surgir em Phobos. Uma equipe de militares da UAC vai para a lua, mas, com todo mundo morto ou transformado em zumbi, resta ao jogador sair de lá vivo. Doom tem uma grande variedade de inimigos, que vai de zumbis e demônios até os famosos Cyberdemon e o Ícone dos Pecados, aquela caveira flutuante que era o chefe final de Doom 2. Para enfrentar tudo isso, o jogador tem diversas armas à sua disposição, tais como metralhadora, lança-foguetes e a clássica BFG 9000 (Big Fucking Gun).
Alone in the Dark
Alone in the Dark é um jogo obrigatório para qualquer lista de jogos de terror que se preze. Porquê? O jogo inaugurou o gênero survival horror, servindo de base para os famosos Resident Evil e Silent Hill, que se inspiram no jogo a até mesmo no controle do jogador, com uma rotação relativa do personagem à câmera, e os comandos mirar em 360 graus e atirar. Novas armas, itens para curar o personagem, puzzles, múltiplos personagens jogáveis, tudo isto já havia sido feito muito antes do Playstation. O primeiro jogo da série foi publicado pela Infogrames em 1992 com gráficos 3D poligonais, e teve versões mais modernas, mas a memória dos 3 primeiros clássicos coloca ele nesta lista e com certeza na nossa futura lista de top 10 remakes que queremos ver.
Diablo
Apesar de não ser um survival horror cheio de sustos, Diablo entra nesta lista sem dúvida alguma. Este grande RPG de terror, que tem uma atmosfera negra e uma trilha sonora de dar arrepios (tanto pela qualidade quando pela obscuridade), coloca o jogador no meio de catacumbas infestadas de zumbis, monstros, esqueletos, pragas do inferno, magos negros e muitas outras criaturas. No final, o ponto alto do jogo: um encontro com o próprio senhor das trevas, Belzebu, Lúcifer ou o Diabo, como preferir chamá-lo, entretanto até lá o jogador já tem um personagem à altura para enfrentar o Satanás. Diablo é com certeza um jogo que entrou para a história como uma das melhores séries já feitas, e seus fãs aguardam ansiosamente o lançamento de sua terceira edição.
Dead Space
Dead Space (Xbox 360, PS3 e PC) é um survival horror em terceira pessoa que leva o jogador para lutar contra monstros espaciais chamadas Necromorphs, humanos mortos e reanimados graças a um estranho micróbio alienígena que atacou uma nave. E o que isso tem de novo? Os inimigos agora são polimorfos: eles não morrem simplesmente. Dependendo dos tiros que levam, eles mudam de tática, de forma. As informações sobre o jogador aparecem como hologramas na frente de Isaac Clarke, o herói da vez. No entanto, enquanto você checa sua munição ou o mapa, o jogo não para e ainda existe o risco de ser atacado por um Necromorph. Uma prequência para o jogo, chamada Dead Space: Extraction, saiu recentemente para Nintendo Wii, contando fatos anteriores aos passados no jogo original.
Vale lembrar que esta matéria foi originalmente publicada dia 28 de Outubro de 2009.