O povo não curtiu muito o novo port de Red Dead Redemption para PS4 e Switch
A Rockstar anunciou ontem que o seu Red Dead Redemption, jogo de 2010 que estava “preso” na geração de PS3 e Xbox 360, chegará ao Nintendo Switch e PS4 em ainda neste mês. Mas o que estava sendo aguardado com muito entusiasmo, se tornou alvo de mais reclamações por parte dos fãs da companhia.
A razão é simples: os rumores que apontavam tal novidade diziam que o game viria remasterizado, como uma “edição especial”. Como o Red Dead original pertence à geração retrasada, a expectativa era a de que o game retornasse com as melhorias que a atual geração permite, em um cenário semelhante ao de GTA V, que recentemente ganhou uma versão otimizada para PS5 e Xbox Series X|S.
Mas na verdade, o game chega apenas para PS4 e Nintendo Switch. O console da Nintendo já recebeu outro port da Rockstar há alguns anos, o L.A. Noire, que apenas permite o gameplay usando os recursos do console, como a sua portabilidade. Já o PS4 receberá (bem atrasado) uma versão e que será compatível com o PS5, enquanto o Xbox dispensa tal port (que sequer foi mencionado nesta novidade), por já contar com o game via retrocompatibilidade.
E o fator Xbox pesa ainda mais nas críticas. Pois o Xbox One X e o Xbox Series X rodam o game a 4K nativo, enquanto o Xbox Series S roda o jogo a 1440p, graças as melhorias dos próprios consoles, entregando uma experiência melhor do que a original, usando o jogo original de Xbox 360 de base. Para os brasileiros, a única questão que valeu atenção é que os ports novos virão em português brasileiro, elemento que faltava na versão original.
Enquanto isso, PS4 e Nintendo Switch rodarão o game com suas limitações, o que deixa o jogo muito distante da ideia de “remaster”, palavra esta que a Rockstar sequer usou em seu release. E para “fechar o caixão”, o preço também foi alvo de críticas. Lá fora, ele será vendido a US$ 49, enquanto por aqui, as lojas digitais de Sony e Nintendo estão com o game a R$ 249.
Enquanto isso, a versão de Xbox está a R$ 89, com a possibilidade de jogar o game melhorado nos consoles atuais da Microsoft. Tudo isso rendeu uma recepção não tão positiva quanto o esperado. No ex-Twitter, agora X, o descontentamento só não foi maior do que o que aconteceu com a “edição definitiva” do GTA Trilogy. E tudo isso sem mencionar o fato de que, mais uma vez, o PC fica de fora, já que não houve lançamento do game nos computadores lá em 2010.
E no Youtube, o descontentamento veio em forma de deslikes nos trailers:
O curioso é que, ao menos no mundo Nintendo, onde o port em tese rodaria “dentro do esperado”, e graças ao fato de poder jogar o game “em qualquer lugar”, a recepção foi mais amistosa:
De qualquer forma, é esperar para ver o lançamento do game, quando além dos elementos já anunciados, poderemos ver o jogo em funcionamento, para ver se ao menos o desempenho estará aceitável, ou se isso também será motivo de críticas. É esperar para ver mais de um game muito bom, mas que, segundo a comunidade, não voltou do jeito que deveria.