Arkade VR: Toss! é um divertido game em realidade virtual com cara de arcade
Já imaginou como seria um Donkey Kong em realidade virtual? Pois bem, de uma forma não literal, podemos ter um gostinho disso com Toss!, um game desenvolvido pela Agera Games e publicado pela Vertigo Games que nos coloca na pele de um macaco enquanto precisamos escalar e saltar por plataformas diversas. Confesso que é uma jogabilidade que, mesmo já tendo experimentado diversas vezes em games VR, nunca imaginei em um jogo solo.
O jogo possui 75 fases no total e será lançado oficialmente no próximo dia 7 de setembro para Meta Quest 2, PCVR (via Steam) e PSVR 2. Para essa análise, rodamos o game nativamente em um Mesta Quest 2 e confesso que deu pra suar bastante jogando! Embora ele seja bem simples em sua temática e execução, Toss! consegue divertir bastante com uma jogabilidade que serve para toda a família. Então prepare os cipós e vem comigo nessa review.
Na pele do macaco
Toss! é basicamente um game de plataforma com uma pegada arcade muito forte. E é muito importante ressaltar isso, para que você nivele sua expectativa ao experimentar uma jogatina aqui. Em meio a incontáveis projetos “revolucionários” que buscam ser o melhor e mais revolucionário game da história daquela semana, Toss! chega como uma espécie de respiro numa indústria cada vez mais megalomaníaca.
O jogo conta com diversos tipos de plataformas e objetos que permitem escaladas de modo criativo e ágil. Durante as 75 fases do game, nós precisamos coletar bananas e fragmentos delas na pele de Crash (não o bandicoot, o macaco mesmo). Isso enquanto exploramos inúmeros biomas diferentes em uma curva de dificuldade cada vez mais acentuada.
O objetivo da desenvolvedora, segundo eles mesmo, era reverenciar os games clássicos de plataforma que tanto cativam os jogadores até os dias atuais. E com uma simplicidade muito satisfatória, é preciso dizer que eles cumprem bem o objetivo aqui. É possível saltar, se agarrar e escalar muros, paredes, canos, escadas, árvores e muito mais.
Além disso, a fim de instigar o fator replay, Toss! ainda conta com desafios de tempo e colecionáveis, igualmente simples, mas eficientes no objetivo proposto. Ainda é possível disputar “online” contra seus amigos no sistema de ghost, onde vence quem fizer o melhor tempo, criando competições no estilo ranking que podem ser interessantes.
Alguns ajustes necessários
Embora Toss! seja bem direto e simples em sua temática, ele não é infalível. Isso porque existem alguns ajustes necessários na gameplay para trazer mais prazer ainda para os jogadores enquanto se divertem se balançando por aí. Os mais importantes de todOs talvez sejam aqueles relacionados à mecânica de se arremessar de uma plataforma para outra.
Isso porque durante toda a jogatina as nossas movimentações são totalmente feitas através das mãos. Nos agarrando, puxando se pendurando e, principalmente, se jogando de um lugar para o outro. Até aí tudo bem, é uma mecânica quase nada diferente de inúmeros jogos em realidade virtual atuais que utilizam mecânicas de escalada em suas gameplays. Porém a física dos arremessos aqui podem ser um tanto… estranhas.
E esse estranhamento também se deve ao fato do game não ser exatamente muito eficiente em passar suas mecânicas para os jogadores. É uma experiência mais exploratória do que didática apreender tudo que você consegue fazer com as mãos durante uma jogatina de Toss!. O que leva o jogador a falhar repetidas vezes até entender o posicionamento das mãos, o direcionamento dos saltos e outras particularidades dessa mecânica.
Uma diversão descompromissada
Toss!, como já falei antes nessa análise, é um game bem simples. Talvez seja o equivalente a games mobile puxados para o arcade na realidade virtual. Sabe aquela simplicidade viciante que experimentamos no já antigo Flap Bird ou então no simplista Subway Suffer? É bem por aí que a experiência de Toss! está. E mesmo que isso pareça ruim para alguns, pode ser excelente para quem busca uma experiência mais descompromissada e “for fun” na realidade virtual.
Mesmo que o game precise de alguns ajustes nos saltos, isso não chega a frustrar a jogatina a ponto de impedir a diversão. Muito pelo contrário: Toss! é uma ótima pedida para jogar com os amigos, revezando o VR e rindo bastante dos tombos alheios (só muito cuidado para não caírem no mundo real também).
Toss! será lançado oficialmente no próximo dia 7 de setembro de 2023. O game chega ao PlayStation 5 (via PlayStation VR2), Meta Quest 2 e PCVR (via Steam).